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Tipo do documento: Monografia
Título: O panorama do ensino de geografia nas escolas públicas de boqueirão do Piauí-PI: um estudo de caso na unidade escolar João Lourenço de Lira
Autor: Fonseca, Hudson Rodrigues
Primeiro orientador: Ribeiro, Antônio José Castelo Branco
Resumo: O ensino de Geografia na rede escolar pública do Brasil tem enfrentado muitos desafios. No contexto atual, as práticas pedagógicas buscam apresentar aos educandos diferentes aspectos de um mesmo fenômeno, possibilitando aos mesmos a compreensão, identificação e reflexão da realidade. Pretende- se sugerir ações voltadas à melhoria do ensino de Geografia, promovendo o intercâmbio entre todas as disciplinas, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável nas aulas de Geografia. Como objetivo geral pretende-se conhecer as diferentes formas e ferramentas que o professor pode utilizar para ensinar geografia, bem como os desafios que cada um tem enfrentado para melhor aplicar seus conteúdos e como objetivos específicos visa apontar as dificuldades que os professores enfrentam no ensino de Geografia que interferem no processo de ensino e aprendizagem; Identificar alguns métodos e estratégias que sejam capazes de melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos e discutir a utilização de novas tecnologias no ensino de Geografia, de forma que estimule o aluno o interesse por esse componente curricular. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi necessário um levantamento bibliográfico e posterior revisão bibliográfica a partir de vários autores, como: Veiga (1992), Silva (2004), Brasil (1998), entre outros, bem como uma pesquisa de Campo realizada na Escola Municipal João Lourenço de Lira em Boqueirão do Piauí-PI. Em suma, é papel da escola orientar os professores, fomentar a capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos recursos humanos e materiais, fornecer assistência pedagógica e recursos necessários, não dando uma superlotação as salas de aula para que se possa melhorar o atendimento às dificuldades individuais dos estudantes. Compreende-se que favorecer a autonomia da aprendizagem e motivar os alunos a desenvolverem as habilidades orais e escritas exige uma prática pedagógica voltada para o exercício da linguagem de forma efetiva e contextualizada, com o uso de atividades de leitura e compreensão que favoreçam o engajamento dos alunos durante as aulas de geografia.
Abstract: Teaching Geography in the public school system in Brazil has faced many challenges. In the current context, pedagogical practices seek to present students with different aspects of the same phenomenon, enabling them to understand, identify and reflect on reality. With this article we want to suggest actions aimed at improving the teaching of Geography, promoting exchange between all disciplines, and thus contributing to a participatory, democratic, lively and healthy day-to-day in Geography classes. The present work intends in its general objective to know the different forms and tools that the teacher can use to teach geography, as well as the challenges that each one has faced to better apply its contents and as specific objectives it aims to diagnose the difficulties that teachers face in the teaching of Geography that interfere in the teaching and learning process; Identify some methods and strategies that are able to improve the teaching and learning of students in the discipline of Geography and discuss the use of new technologies in the teaching of Geography, in a way that stimulates the student's interest in this curricular component. For the development of this research it was necessary a bibliographic survey and later bibliographic revision from several authors, such as: Veiga (1992), Silva (2004), Brazil (1998), among others. In short, it is the role of the school to guide teachers, to promote training, updating and improvement of human and material resources, to provide pedagogical assistance and necessary resources, not overcrowding the classrooms so that one can improve the attendance to the individual difficulties of the students. students. It is understood that favoring the autonomy of learning and motivating students to develop oral and written skills requires a pedagogical practice focused on the exercise of language in an effective and contextualized way, with the use of reading and comprehension activities that favor participation and student involvement during geography classes.
Palavras-chave: Desafios
Reflexões
Ensino
Aprendizagem
Geografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: FONSECA, Hudson Rodrigues. O panorama do ensino de geografia nas escolas públicas de boqueirão do Piauí-PI: um estudo de caso na unidade escolar João Lourenço de Lira 2023. 38 f. Monografia ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2600
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Geografia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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