Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Monikelly da Costa-
dc.contributor.advisor1Silva, Brígida Mônica Alves da-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Brígida Mônica Alves da-
dc.contributor.referee1Sousa, Gessielma Aparecida de-
dc.contributor.referee2Rocha, Dheiky do Rego Monteiro-
dc.date.accessioned2025-09-16T10:44:17Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBRITO, Monikelly da Costa. A literatura infantil digital: contribuições teóricas para o desenvolvimento cognitivo. 2025. 22 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2601-
dc.description.resumoA literatura infantil, historicamente crucial para o desenvolvimento cognitivo infantil, está passando por uma transformação significativa devido aos avanços tecnológicos e à digitalização do conhecimento, dando origem à literatura infantil digital. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil digital para o desenvolvimento cognitivo das crianças, considerando seus impactos no letramento, na aprendizagem e na construção de sentidos. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com foco na análise de publicações acadêmicas e científicas que abordam a literatura infantil digital e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, utilizando descritores como "literatura infantil digital", "hipertexto e cognição", "tecnologias na educação infantil", "desenvolvimento cognitivo e leitura digital" e "gêneros digitais na infância". Os resultados indicam que a literatura infantil digital, com seus elementos multimodais, hipertextuais e interativos, aumenta o engajamento e a aprendizagem em crianças, desenvolvendo atenção, memória e pensamento crítico. No entanto, seu sucesso depende de superar desafios como a dispersão por excesso de estímulos, a necessidade de formação de educadores e a falta de políticas públicas para garantir o acesso. A mediação pedagógica ativa é crucial para transformar o potencial tecnológico em uma leitura enriquecedora e equitativa.por
dc.description.abstractChildren's literature, historically essential for cognitive development, is undergoing a significant transformation due to technological advancements and the digitization of knowledge, giving rise to digital children's literature. In this context, the main objective of this study is to analyze the contributions of digital children's literature to children's cognitive development, considering its impact on literacy, learning, and meaning-making. The methodology adopted was a bibliographic review, focusing on the analysis of academic and scientific publications that address digital children's literature and its cognitive contributions. Keywords used in the research included ―digital children's literature,‖ ―hypertext and cognition,‖ ―technologies in early childhood education,‖ ―cognitive development and digital reading,‖ and ―digital genres in childhood.‖ The results indicate that digital children's literature, through its multimodal, hypertextual, and interactive elements, enhances engagement and learning in children, fostering attention, memory, and critical thinking. However, its effectiveness depends on overcoming challenges such as overstimulation, the need for teacher training, and the lack of public policies to ensure access. Active pedagogical mediation is crucial to transforming technological potential into an enriching and equitable reading experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Monikelly Brito (monikellydacostabrito@aluno.uespi.br) on 2025-09-09T19:02:40Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-10T11:25:22Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Monikelly Brito (monikellydacostabrito@aluno.uespi.br) on 2025-09-11T20:05:33Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_250102_100447_assinado.docx: 96435 bytes, checksum: 11b17fad5e6f0ddc85fb1a4634298d80 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADA, 1. TODOS OS ARQUIVOS DEVEM SER NO FORMATO PDF, 2. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-09-12T10:47:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Monikelly Brito (monikellydacostabrito@aluno.uespi.br) on 2025-09-12T20:30:22Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 99339 bytes, checksum: 56398d566e08b9032e73107d7e43f709 (MD5) ARTIGO COMPLETO.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: FALTOU COLOCAR O NOME DO TITULO NO TERMO DE AUTORIZAÇÃO on 2025-09-15T12:19:03Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Monikelly Brito (monikellydacostabrito@aluno.uespi.br) on 2025-09-15T15:06:19Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO (1).pdf: 98496 bytes, checksum: 4c8f2b5ea2fe9201caa64224cced17f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-09-16T10:44:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO (1).pdf: 98496 bytes, checksum: 4c8f2b5ea2fe9201caa64224cced17f7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-16T10:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 247384 bytes, checksum: bfe679b5b9a5e041557054e09606c48d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO (1).pdf: 98496 bytes, checksum: 4c8f2b5ea2fe9201caa64224cced17f7 (MD5) Previous issue date: 2025-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura Infantil Digitalpor
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectHabilidades Cognitivaspor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA literatura infantil digital: contribuições teóricas para o desenvolvimento cognitivopor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf241,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.