| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2601| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A literatura infantil digital: contribuições teóricas para o desenvolvimento cognitivo |
| Autor: | Brito, Monikelly da Costa |
| Primeiro orientador: | Silva, Brígida Mônica Alves da |
| Primeiro coorientador: | Silva, Brígida Mônica Alves da |
| Primeiro membro da banca: | Sousa, Gessielma Aparecida de |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Dheiky do Rego Monteiro |
| Resumo: | A literatura infantil, historicamente crucial para o desenvolvimento cognitivo infantil, está passando por uma transformação significativa devido aos avanços tecnológicos e à digitalização do conhecimento, dando origem à literatura infantil digital. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da literatura infantil digital para o desenvolvimento cognitivo das crianças, considerando seus impactos no letramento, na aprendizagem e na construção de sentidos. Para isso, a metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com foco na análise de publicações acadêmicas e científicas que abordam a literatura infantil digital e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, utilizando descritores como "literatura infantil digital", "hipertexto e cognição", "tecnologias na educação infantil", "desenvolvimento cognitivo e leitura digital" e "gêneros digitais na infância". Os resultados indicam que a literatura infantil digital, com seus elementos multimodais, hipertextuais e interativos, aumenta o engajamento e a aprendizagem em crianças, desenvolvendo atenção, memória e pensamento crítico. No entanto, seu sucesso depende de superar desafios como a dispersão por excesso de estímulos, a necessidade de formação de educadores e a falta de políticas públicas para garantir o acesso. A mediação pedagógica ativa é crucial para transformar o potencial tecnológico em uma leitura enriquecedora e equitativa. |
| Abstract: | Children's literature, historically essential for cognitive development, is undergoing a significant transformation due to technological advancements and the digitization of knowledge, giving rise to digital children's literature. In this context, the main objective of this study is to analyze the contributions of digital children's literature to children's cognitive development, considering its impact on literacy, learning, and meaning-making. The methodology adopted was a bibliographic review, focusing on the analysis of academic and scientific publications that address digital children's literature and its cognitive contributions. Keywords used in the research included ―digital children's literature,‖ ―hypertext and cognition,‖ ―technologies in early childhood education,‖ ―cognitive development and digital reading,‖ and ―digital genres in childhood.‖ The results indicate that digital children's literature, through its multimodal, hypertextual, and interactive elements, enhances engagement and learning in children, fostering attention, memory, and critical thinking. However, its effectiveness depends on overcoming challenges such as overstimulation, the need for teacher training, and the lack of public policies to ensure access. Active pedagogical mediation is crucial to transforming technological potential into an enriching and equitable reading experience. |
| Palavras-chave: | Literatura Infantil Digital Desenvolvimento Cognitivo Interatividade Habilidades Cognitivas |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | BRITO, Monikelly da Costa. A literatura infantil digital: contribuições teóricas para o desenvolvimento cognitivo. 2025. 22 f. Artigo (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2601 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Dom José Vasquez Diaz – BOM JESUS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 241,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
