| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2603| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | As práticas pedagógicas dos professores de matemática na unidade curricular eletiva de base em escolas públicas do ensino médio de Tutóia-MA |
| Autor: | Guimarães, Francisco Aristófanes Rodrigues ![]() |
| Primeiro orientador: | Soares Júnior, Pedro Antônio |
| Primeiro membro da banca: | Soares Júnior, Pedro Antônio |
| Segundo membro da banca: | Brandão, Lilane de Araújo Mendes |
| Terceiro membro da banca: | Monte, Edvaldo Leandro Lima |
| Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática na unidade curricular Eletiva de Base, ofertada em escolas públicas do Ensino Médio no município de Tutóia-MA. A pesquisa se desenvolve no contexto da implementação do Novo Ensino Médio, considerando os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as diretrizes do Documento Curricular do Território Maranhense (DCTM) e as orientações curriculares pedagógicas para Eletivas. A pesquisa caracteriza-se de campo com abordagem quanti-qualitativa, ou seja, uma pesquisa de métodos mistos, onde utilizou-se instrumentos como questionários, entrevistas com professores que ministraram essa unidade curricular e ainda análise de planos de ensino. A investigação buscou: identificar o perfil dos docentes que participaram da pesquisa, compreender como os mesmos estruturaram suas práticas, os principais desafios enfrentados e as percepções sobre as possibilidades de aprendizagem promovidas pelas Eletivas. Os resultados apontam que, apesar da flexibilidade curricular e do potencial da Eletiva de Base para desenvolver competências e integrar saberes, os professores ainda demonstram dificuldades relacionadas à formação alidada a concepção pedagógica da proposta, ou seja, formação continuada para trabalhar com Eletivas. Como produto educacional, foi construído um repositório com planos de Eletivas de Matemática, com o intuito de subsidiar o planejamento pedagógico e fomentar práticas contextualizadas e significativas no Ensino Médio. |
| Abstract: | This study aims to investigate the pedagogical practices adopted by Mathematics teachers in the elective curricular unit known as Eletiva de Base, offered in public high schools in the municipality of Tutóia-MA, Brazil. The research takes place within the context of the implementation of the New High School model, considering the principles of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the guidelines of the Documento Curricular do Território Maranhense(DCTM), and the curricular orientations for elective subjects. It is a field study with a mixed-methods approach, combining quantitative and qualitative techniques through the use of questionnaires, interviews with teachers who taught this unit, and the analysis of teaching plans. The investigation aimed to: identify the profile of participating teachers, understand how they structured their teaching practices, examine the main challenges faced, and explore their perceptions of the learning opportunities promoted by the electives. The results indicate that, despite the curricular flexibility and the potential of Eletiva de Base to foster competencies and integrate knowledge, teachers still face challenges related to training aligned with the pedagogical concept of the proposal—namely, the need for continuous professional development to work effectively with elective subjects. As an educational product, a repository of Mathematics elective plans was created to support pedagogical planning and encourage contextualized and meaningful practices in high school education. |
| Palavras-chave: | Eletiva de Base Práticas Pedagógicas Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática |
| Citação: | GUIMARÃES, Francisco Aristófanes Rodrigues. As práticas pedagógicas dos professores de matemática na unidade curricular eletiva de base em escolas públicas do ensino médio de Tutóia-MA. 2025. 90 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2603 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

