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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão Escolar na Educação Infantil: os desafios enfrentados em uma escola da rede municipal de ensino da zona Sul de Teresina
Autor: Oliveira, Jordânia Maria de Sousa 
Primeiro orientador: Nascimento, Marilene Caetano de Oliveira
Primeiro membro da banca: Abreu, Jânio Jorge Vieira de
Segundo membro da banca: Fernandes, Elisângela da Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os desafios e possibilidades para desenvolver o processo de inclusão em uma escola de Ensino Infantil de Teresina. Com isso tem-se o seguinte problema de pesquisa: como os desafios enfrentados impossibilitam o desenvolvimento do processo de inclusão escolar? Para tanto foi necessário averiguar as práticas pedagógicas inclusivas voltadas para os alunos em sala de aula e no ambiente escolar; identificar os principais desafios enfrentados para promover a inclusão; analisar a prática docente, os métodos e estratégias adotadas em sala de aula; constatar como ocorre a formação específica sobre inclusão; e verificar a relação entre família e escola para o processo de inclusão. Para o estudo, foi utilizado como base teórica do trabalho, os/as autores/as: Mantoan (2015); Souza (2019); Orrú (2017); Santos e Falcão (2020). Portanto, para o percurso metodológico optou-se pela pesquisa de campo (GIL, 2002) sob abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1982). Como instrumentos e técnicas de coleta e produção de dados foram realizadas as observações (LAKATOS E MARCONI, 2010) na instituição e as entrevistas guiadas (LAKATOS E MARCONI, 2010) com três (3) professoras atuantes no CMEI. Os resultados do estudo demonstram que o processo de inclusão da escola acontece conforme a realidade vivenciada, com o esforço por parte das professoras e a parceria das famílias para a construção de práticas pedagógicas inclusivas para as crianças com necessidades educacionais especiais, no ambiente escolar. Todavia, impedindo este processo inclusivo, apresentam-se empecilhos no cotidiano escolar, como a falta de formação continuada especifica para os/as professores/as, a insuficiência de profissionais especializados para dá suporte em sala de aula, e a ausência do Atendimento Educacional na escola que atenda todos dos alunos, com algum tipo de deficiência ou transtorno.
Abstract: This study aimed to analyze the challenges and possibilities for developing the inclusion process in an Early Childhood Education school in Teresina. Thus, the following research problem arises: how do the challenges faced make it impossible to develop the school inclusion process? To this end, it was necessary to investigate the inclusive pedagogical practices aimed at students in the classroom and in the school environment; identify the main challenges faced to promote inclusion; analyze the teaching practice, methods and strategies adopted in the classroom; verify how specific training on inclusion occurs; and verify the relationship between family and school for the inclusion process. For the study, the following authors were used as the theoretical basis for the work: Mantoan (2015); Souza (2019); Orrú (2017); Santos and Falcão (2020). Therefore, for the methodological path, field research (GIL, 2002) was chosen under a qualitative approach (BODGAN AND BIKLEN, 1982). The instruments and techniques for data collection and production were observations (LAKATOS AND MARCONI, 2010) at the institution and guided interviews (LAKATOS AND MARCONI, 2010) with three (3) teachers working at the CMEI. The results of the study demonstrate that the school's inclusion process occurs according to the reality experienced, with the effort on the part of the teachers and the partnership of the families to build inclusive pedagogical practices for children with special educational needs in the school environment. However, obstacles in the daily school routine impede this inclusive process, such as the lack of specific continuing education for teachers, the lack of specialized professionals to provide support in the classroom, and the absence of Educational Services in the school that serves all students with some type of disability or disorder.
Palavras-chave: Inclusão escolar
educação infantil
práticas inclusivas.
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino Campus Clovis Moura
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Jordânia Maria de Sousa. Inclusão Escolar na Educação Infantil: os desafios enfrentados em uma escola da rede municipal de ensino da zona Sul de Teresina. 2025. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2636
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Clóvis Moura – TERESINA)

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