| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2653Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Hellen Joyce Sales Nascimento | - |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Tatiana Gimenez | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-17T11:40:52Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Hellen Joyce Sales Nascimento. O ensino de ciências da natueaza nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 66f. Monografia ( Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2653 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho investiga a prática docente no ensino de Ciências do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, da zona urbana do município de Campo Maior (PI) verificando quais metodologias de ensino são desenvolvidas pelos professores nas aulas de Ciências bem como conhecer as dificuldades que enfrentam durante sua prática, compreendendo como foi a formação inicial e continuada na área de Ciências. A pesquisa teve um caráter descritivo, seguindo a metodologia qualiquantitativa. Entendendo que qualitativo e quantitativo são métodos de organização de dados coletados. Foi feito um levantamento das escolas municipais na Secretaria de Educação de Campo Maior (PI), sendo escolhidas 3 escolas de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, com os valores de maior, mediana e menor nota. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada com os professores que aceitaram participar. Os resultados obtidos foram organizados através da análise de conteúdo, seguindo o processo de categorização das respostas. O ensino de Ciências desempenha um papel essencial na escola, promovendo aprendizados que auxiliem na construção dos alunos para o mundo científico. Assim, a formação de professores polivalentes ainda se mostra insuficiente relacionado a esse ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de ensino voltada para as séries iniciais (3° ao 5° ano) deve considerar as características cognitivas dos alunos, pois, nessa faixa etária, é fundamental estimular a autonomia, a curiosidade e, principalmente, a construção de conhecimento científico. Assim, dos entrevistados, sete são mulheres e um é homem, variando a idade entre 20 a 60 anos. Apenas uma é formada em Ciências Biológicas; o professor em História, uma em Letras- Português e os demais em Pedagogia. Com isso, o ensino de Ciências ainda enfrenta grandes desafios, principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental, afinal, em muitos casos as aulas de Ciências são ministradas por professores que não têm a formação na área, o que pode ocasionar um déficit no processo de ensino e aprendizagem. Um ponto a ser destacado é que precisa ter uma maior valorização das metodologias pedagógicas que estimulem a participação ativa dos alunos. O predomínio do uso do livro didático como principal recurso em sala de aula, frequentemente confundido como uma metodologia, aponta para uma lacuna preocupante na formação docente. Concluindo, a importância de repensar o ensino de Ciências da Natureza, destacando a urgência de se adotar práticas pedagógicas inovadoras, contextualizadas e centradas no aluno. Cabe aos educadores, gestores e instituições o compromisso de transformar a realidade educacional por meio de ações que valorizem o ensino investigativo e a construção significativa do conhecimento, contribuindo assim para uma educação científica mais eficaz, inclusiva e transformadora. | por |
| dc.description.abstract | This study investigates the teaching practice of Science from the 3rd to the 5th grade of elementary school, in the urban area of the municipality of Campo Maior (PI), verifying which teaching methodologies are developed by teachers in Science classes, as well as knowing the difficulties they face during their practice, understanding how the initial and continuing training in the area of Science was. The research had a descriptive character, following the qualitative-quantitative methodology. Understanding that qualitative and quantitative are methods of organizing collected data. A survey of municipal schools was carried out in the Department of Education of Campo Maior (PI), and 3 schools were chosen according to the Basic Education Development Index (IDEB) of 2023, with the highest, median and lowest grade values. As a data collection instrument, a semi-structured interview script was used with the teachers who agreed to participate. The results obtained were organized through content analysis, following the process of categorization of responses. Science teaching plays an essential role in schools, promoting learning that helps prepare students for the scientific world. As a result, the training of versatile teachers is still insufficient in relation to this teaching in the early years of elementary school. The teaching methodology aimed at the early grades (3rd to 5th grade) must consider the cognitive characteristics of students, since, in this age group, it is essential to stimulate autonomy, curiosity and, mainly, the construction of scientific knowledge. Thus, of the interviewees, seven are women and one is a man, ranging in age from 20 to 60 years old. Only one has a degree in Biological Sciences; the teacher has a degree in History, one in Portuguese Language and Literature and the others in Pedagogy. As a result, Science teaching still faces great challenges, especially in the early years of elementary school, after all, in many cases Science classes are taught by teachers who do not have training in the area, which can cause a deficit in the teaching and learning process. One point to be highlighted is that there needs to be a greater appreciation of pedagogical methodologies that encourage active student participation. The predominance of textbooks as the main resource in the classroom, often mistaken for a methodology, points to a worrying gap in teacher training. In conclusion, it is important to rethink the teaching of Natural Sciences, highlighting the urgency of adopting innovative, contextualized and student-centered pedagogical practices. It is up to educators, managers and institutions to commit to transforming the educational reality through actions that value investigative teaching and the meaningful construction of knowledge, thus contributing to a more effective, inclusive and transformative scientific education. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Hellen Sousa (hjsalesnascimentos@aluno.uespi.br) on 2025-10-16T17:53:46Z No. of bitstreams: 2 Monográfia completa - Hellen Joyce Sales Nascimento Sousa.pdf: 568914 bytes, checksum: 5d385e6bc54d0b685d400846f5cb339b (MD5) Termo Autorização repositório-UESPI Hellen Joyce S. Nascimento Sousa - assinado.pdf: 200630 bytes, checksum: fec2e2c0c0b023eff527027b75842eef (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-17T11:40:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monográfia completa - Hellen Joyce Sales Nascimento Sousa.pdf: 568914 bytes, checksum: 5d385e6bc54d0b685d400846f5cb339b (MD5) Termo Autorização repositório-UESPI Hellen Joyce S. Nascimento Sousa - assinado.pdf: 200630 bytes, checksum: fec2e2c0c0b023eff527027b75842eef (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-17T11:40:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monográfia completa - Hellen Joyce Sales Nascimento Sousa.pdf: 568914 bytes, checksum: 5d385e6bc54d0b685d400846f5cb339b (MD5) Termo Autorização repositório-UESPI Hellen Joyce S. Nascimento Sousa - assinado.pdf: 200630 bytes, checksum: fec2e2c0c0b023eff527027b75842eef (MD5) Previous issue date: 2025-06-20 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Formação Docente. | por |
| dc.subject | Metodologias Diferenciadas | por |
| dc.subject | Dificuldades Enfrentadas | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.title | O ensino de ciências da natueaza nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monográfia Completa.pdf | 555,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
