Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2668
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de ensino de função exponencial com software Geogebra fazendo uso do Geogebrbook
Autor: Peixoto, Felipe Morais
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto da
Primeiro coorientador: Rocha, Natã Firmino Santana
Primeiro membro da banca: Silva, Afonso Norberto da
Segundo membro da banca: Rocha, Natã Firmino Santana
Terceiro membro da banca: Queiroz, Christopher Carlisson de Sousa
Quarto membro da banca: Oliveira, Pedro Paulo Alves
Resumo: Esta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), tem como objetivo apresentar, analisar e discutir a elaboração de um livro digital interativo sobre funções exponenciais e logarítmicas, concebido como produto educacional voltado ao Ensino Médio. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições teóricas de autores como Borba e Penteado (2019), Moran (2018), Kenski (2008) e Valente (2015), além das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). O trabalho parte do diagnóstico de que o ensino de Matemática enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos de função exponencial, a falta de compreensão discente sobre o assunto e a dificuldade em articular teoria e prática. O livro digital foi estruturado em oito capítulos: introdução, definições, restrições, propriedades, gráficos, transformações gráfica, questões resolvidas e questões sobre função exponencial. Os resultados apontam que o uso de recursos digitais contribuem para a visualização dinâmica dos conceitos, uma melhor modelagem de situações reais e a motivação dos estudantes, ao mesmo tempo em que otimiza o trabalho docente, oferecendo material que torna mais fácil a visualização gráfica das diversas funções exponencias. O estudo também reforça que a tecnologia, embora seja uma ferramenta poderosa, requer mediação crítica do professor, a fim de potencializar sua eficácia pedagógica. Conclui-se que o livro digital sobre funções exponenciais constitui um recurso educacional inovador, capaz de promover aprendizagens significativas e alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Básica.
Abstract: This dissertation, linked to the Professional Master's Program in Mathematics in the National Network (PROFMAT), aims to present, analyze, and discuss the development of an interactive digital textbook on exponential and logarithmic functions, designed as an educational product for high school students. The research is based on the theoretical contributions of authors such as Borba and Penteado (2019), Moran (2018), Kenski (2008), and Valente (2015), in addition to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC, 2018). The work is based on the diagnosis that mathematics teaching faces challenges related to the abstraction of exponential function concepts, the lack of student understanding of the subject, and the difficulty in connecting theory and practice. The digital textbook is structured into eight chapters: introduction, definitions, restrictions, properties, graphs, graphical transformations, solved questions, and questions on exponential functions. The results indicate that the use of digital resources contributes to the dynamic visualization of concepts, better modeling of real-life situations, and student motivation, while also optimizing teaching by offering material that facilitates the graphical visualization of various exponential functions. The study also reinforces that technology, while a powerful tool, requires critical teacher intervention to maximize its pedagogical effectiveness. The conclusion is that the digital textbook on exponential functions constitutes an innovative educational resource, capable of promoting meaningful learning aligned with the contemporary demands of Basic Education.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Funções Exponenciais
Livro Digital
Tecnologias Digitais
Geogebra
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: PEIXOTO, Felipe Morais.Proposta de ensino de função exponencial com software Geogebra fazendo uso do Geogebrbook. 2025. 49 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2668
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.