Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Flávio Brito de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8695261240189025por
dc.contributor.advisor1Brito, Arnaldo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8069026541913943por
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Natã Firmino Santana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8069026541913943por
dc.date.accessioned2025-10-29T11:42:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUZA, Flávio Brito de. Proposta de ensino de geometria analítica para o ensino médio: uma abordagem vetorial. 2025. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2669-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Geometria Analítica para o 3º ano do Ensino Médio, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), com foco na utilização da abordagem vetorial como ferramenta metodológica. Ao longo do texto, serão exploradas definições, propriedades e demonstrações que embasam o conteúdo abordado, com especial atenção à precisão conceitual e ao rigor matemático. Entre os temas abordados estão o estudo de triângulos, a análise de retas no plano cartesiano e a determinação de pontos de intersecção, utilizando ferramentas que possibilitam tanto a verificação de alinhamento e paralelismo quanto a discussão do posicionamento relativo de retas no plano cartesiano. Também serão apresentadas e comparadas duas abordagens de resolução de problemas: o método tradicional, baseado na manipulação algébrica de equações e coordenadas cartesianas, e o método vetorial, baseado em operações e propriedades de vetores. Como parte integrante da proposta, um e-book será apresentado como recurso educacional, reunindo conceitos, demonstrações e exemplos resolvidos para oferecer um recurso acessível e estruturado para o ensino e aprendizagem de Geometria Analítica no ensino médio sob uma perspectiva vetorial.-
dc.description.abstractThis paper presents a didactic-pedagogical proposal for teaching Analytical Geometry in the third year of high school, in accordance with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC, 2018), focusing on the use of the vector approach as a methodological tool. Throughout the text, definitions, properties, and demonstrations that support the content covered will be explored, with special attention to conceptual precision and mathematical rigor. Among the topics covered are the study of triangles, the analysis of lines in the Cartesian plane, and the determination of intersection points, using tools that enable both the verification of alignment and parallelism and the discussion of the relative positioning of lines in the Cartesian plane. We will also present and compare two problem-solving approaches: the traditional method, based on the algebraic manipulation of Cartesian equations and coordinates, and the vector method, based on operations and properties of vectors. As an integral part of the proposal, an ebook will be presented as an educational resource, bringing together concepts, demonstrations, and solved examples to offer an accessible and structured resource for teaching and learning Analytical Geometry in high school from a vector perspective.-
dc.description.provenanceSubmitted by Flávio Souza (flaviobrito29@hotmail.com) on 2025-10-28T15:58:34Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 1199052 bytes, checksum: 408934debbc63e90d70fa696b0cefc37 (MD5) Termo de depósito da biblioteca.pdf: 228846 bytes, checksum: cefad592c0d201822e07c1dcae44ac79 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-10-29T11:42:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 1199052 bytes, checksum: 408934debbc63e90d70fa696b0cefc37 (MD5) Termo de depósito da biblioteca.pdf: 228846 bytes, checksum: cefad592c0d201822e07c1dcae44ac79 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-29T11:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 1199052 bytes, checksum: 408934debbc63e90d70fa696b0cefc37 (MD5) Termo de depósito da biblioteca.pdf: 228846 bytes, checksum: cefad592c0d201822e07c1dcae44ac79 (MD5) Previous issue date: 2025-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria Analíticapor
dc.subjectAbordagem Vetorialpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectE-Bookpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleProposta de ensino de geometria analítica para o ensino médio: uma abordagem vetorialpor
dc.title.alternativeProposal for teaching analytical geometry in high school: a vector approacheng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.