Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2676
Tipo do documento: Monografia
Título: Transtorno do espectro autista: as repercussões do diagnóstico nas redes familiar e escolar da criança
Título(s) alternativo(s): Autism spectrum disorder: the repercussions of the diagnosis on the child's family and school networks
Autor: Sousa, Maria Gabriella dos Santos 
Primeiro orientador: Alencar, Maria de Jesus Queiroz
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma configuração que altera o neurodesenvolvimento podendo impactar as habilidades sociais, de comunicação e promover comportamentos reiterados, entre outros traços específicos. O recebimento de um diagnóstico de autismo é impactante e gera mudanças na vida familiar e escolar do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar as repercussões do diagnóstico do Transtorno do Espectro autista nas redes familiar e escolar da criança, e como objetivos específicos: descrever a rotina das famílias de crianças com TEA antes e após o diagnóstico; apontar as mudanças e permanências a partir do diagnóstico de TEA nas relações familiares; e investigar as ações desenvolvidas na escola, a partir do diagnóstico de TEA da criança. A metodologia adota a abordagem qualitativa de caráter exploratória/ descritiva, contando com a averiguação no campo; o cenário da pesquisa foi uma escola pública da rede Municipal de Campo Maior; os dados foram adquiridos por meio de entrevistas semi estruturadas de maneira presencial e remota; os participantes foram mães de crianças autistas que receberam o diagnóstico da criança no processo escolar, e professoras que lesionaram para esses alunos antes e após o recebimento do laudo médico; as informações recolhidas serão analisadas por meio da análise de conteúdo.. A pesquisa apoia a discussão teórica nos seguintes autores: Orrú(2016), (Grandin, 2020) estudiosas da área do autismo, e, Minayo (2007), Gil (2009) referente ao processo metodológico. A pesquisa apontou os seguintes resultados: após diagnostico de TEA, a rotina familiar enfrentou mudanças gigantescas, sobretudo, para as mães resultando em readaptações em diversas áreas da vida desse núcleo; o diagnóstico é um momento desafiante para as famílias, mas esclarecedor possibilitando buscar orientações quanto ao comportamento atípico do filho(a); a necessidade de um suporte psicológico para a figura materna. No espaço escolar, algumas professoras demonstrarem conhecimento a respeito do espectro, enquanto outras reuniam informações restritas, revelando a necessidade de ampliar as formações complementares e especificas na área; nem todas as professoras desenvolviam trabalho pedagógico voltado para os alunos com TEA, algumas realizavam estratégias diversas para a inclusão desses alunos no ambiente escolar.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that alters neurodevelopment and can impact social and communication skills and promote repetitive behaviours, among other specific traits. Receiving a diagnosis of autism is life-changing and brings about changes in the individual's family and school life. The general objective of this study is to analyse the repercussions of an ASD diagnosis on the child's family and school networks. Specific objectives include describing the routine of families of children with ASD before and after diagnosis; identifying changes and continuities in family relationships following an ASD diagnosis; and investigating actions taken at school following the child's ASD diagnosis. The methodology adopts a qualitative exploratory/descriptive approach, relying on field research; the research setting was a public school in the Campo Maior municipal network; data were collected through semi-structured interviews conducted in person and remotely; the participants were mothers of autistic children who received the diagnosis during the school process, and teachers who taught these students before and after receiving the medical report. The information collected will be analysed through content analysis. The research supports the theoretical discussion in the following authors: Orrú (2016), Grandin (2020), scholars in the field of autism, and Minayo (2007) and Gil (2009) regarding the methodological process. The research pointed to the following results: after the diagnosis of ASD, the family routine faced enormous changes, especially for mothers, resulting in readjustments in various areas of the family's life; the diagnosis is a challenging moment for families, but it is also enlightening, enabling them to seek guidance regarding their child's atypical behaviour; the need for psychological support for the mother figure. In the school environment, some teachers demonstrated knowledge about the spectrum, while others gathered limited information, revealing the need to expand complementary and specific training in the area; not all teachers developed pedagogical work focused on students with ASD, some used different strategies for the inclusion of these students in the school environment.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Diagnostico
Redes Familiar e Escolar
Área(s) do CNPq: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SOUSA, Maria Gabriella dos Santos. Transtorno do espectro autista: as repercussões do diagnóstico nas redes familiar e escolar da criança. 2025. 76 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2676
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.