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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2678| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A música como ferramenta de contestação no período da ditadura militar |
| Autor: | Ibiapina, Samuel da Cunha ![]() |
| Primeiro orientador: | Atanásio, Francisco Chagas Oliveira |
| Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar, historicamente, a importância da música como instrumento de contestação ao período da ditadura militar no Brasil, além das letras de tais músicas, evidenciando os conflitos que autores de músicas nacionais incorreram, seja no autoexílio ou nas torturas que sofreram ao compor canções que iam de encontro ao que era aceitável na época, pelos ditadores, ou lançavam mão de músicas com letras sutís que criticavam a ditadura e não eram facilmente percebidas como letras de caráter contestador. Além disso, será feita uma investigação contextualizando o papel da mídia que era controlada pelos ditadores, os quais, arbitrariamente, decidiam o que devia ou não ser noticiado para a população. A metodologia do trabalho consiste na pesquisa de caráter qualitativa e bibliográfica, valendo-se de trabalhos que já discorreram sobre o tema de forma expressiva e lançando novas perspectivas sobre o tema, auxiliando no entendimento da contextura circunstancial, isto é, dos setores da sociedade na época em questão. Além disso, quanto à metodologia, também será perscrutada as letras das músicas e seus autores para uma melhor compreensão dos fatores que contribuíram, significativamente, ao movimento de estilos musicais, desde a Bossa Nova ao MPB dentre outros, que reverberaram suas críticas ao período de opressão e censura àqueles que resistiam ou discordavam das ações ditatoriais. Conclui-se, mediante as análises feitas, que a música foi um importante instrumento de resistência ao período da ditadura civil - militar, pelo seu caráter de protesto e também por articular setores da sociedade que já se identificavam com as canções e se sentiam revoltados pela opressão que lhes era imposta. Ademais, as canções mobilizaram muitas pessoas às ruas com o intuito de reverter a situação conflitiva a que estavam submetidos, contribuindo assim para a derrocada de um período atroz por aqueles que resistiam à opressão e a reversão, para um conjuntura digna a todos. |
| Abstract: | This work proposes to analyze, historically, the importance of music as an instrument of contestation to the period of the military dictatorship in Brazil, in addition to the lyrics of such songs, highlighting the conflicts that authors of national songs incurred, either in self-exile or in the tortures, they suffered. By composing songs that went against what was acceptable at the time, by the dictators, or made use of songs with subtle lyrics that criticized the dictatorship and were not easily perceived as contestant lyrics. In addition, an investigation will be made contextualizing the role of the media that was controlled by the dictators, who, arbitrarily, decided what should or should not be reported to the population. The methodology of the work consists of qualitative and bibliographical research, making use of works that have already discussed the subject in an expressive way and launching new perspectives on the subject, helping to understand the circumstantial context, that is, of the sectors of society in the time in question. In addition, regarding the methodology, the lyrics of the songs and their authors will also be scrutinized for a better understanding of the factors that contributed, significantly, to the movement of musical styles, from Bossa Nova to MPB, among others, which reverberated his criticisms of the period of oppression and censorship of those who resisted or disagreed with dictatorial actions. It is concluded, through the analyzes carried out, that music was an important instrument of resistance to the period of the civil-military dictatorship, due to its protest character and also for articulating sectors of society that already identified with the songs and felt revolted by the oppression imposed on them. Furthermore, the songs mobilized many people to the streets with the aim of reversing the conflictual situation to which they were subjected, thus contributing to the downfall of an atrocious period per those who resisted oppression and the reversal, to a situation worthy of all. |
| Palavras-chave: | Ditadura Militar Música Censura Resistência |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | IBIAPINA, Samuel da Cunha. A música como ferramenta de contestação no período da ditadura militar. 2023. 54 f. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2678 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
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