Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Katiane Régis Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6768763906671000por
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Ferreira da-
dc.contributor.referee1Lopes, Raquel da Silva-
dc.contributor.referee2Lima, Mácia Edlene Mauriz-
dc.date.accessioned2025-11-11T17:20:59Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMARTINS, Katiane Régis Pereira. Letramento literário em sala de aula: a literatura piauiense no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2689-
dc.description.resumoEste estudo tem como tema “o letramento literário e a Literatura Piauiense no Ensino Fundamental” e registra uma experiência de promoção do letramento literário com alunos do 9º ano do ensino fundamental por meio da sequência básica idealizada por Cosson (2009), com a utilização da literatura piauiense. Para isso, foi elaborada uma proposta de intervenção baseada na obra Ataliba, o vaqueiro, de Francisco Gil Castelo Branco, com o objetivo de fortalecer a conexão dos estudantes com suas raízes culturais e desenvolver suas habilidades críticas e reflexivas. O referencial teórico que fundamenta este estudo inclui autores como Candido (2012), Todorov (2009), Compagnon (2009), Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2009, 2015, 2020), Zilberman (2012) e Soares (2009, 2014), entre outros. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, adotou uma abordagem bibliográfica e de campo, utilizando questionários diagnósticos para compreender as percepções e experiências dos alunos com a leitura. Os resultados evidenciaram a necessidade de estratégias didático-pedagógicas mais eficazes para o trabalho com o texto literário na turma em análise. Além disso, a proposta de intervenção realizada demonstrou que a sequência básica de leitura fortalece o engajamento dos alunos, amplia seu repertório cultural e aprimora sua compreensão textual.por
dc.description.abstractThis study focuses on "literary literacy and the literature of Piauí in elementary education" and documents an experience promoting literary literacy among 9th-grade elementary school students through the basic sequence devised by Cosson (2009), using literature from Piauí. To this end, an intervention proposal was developed based on the work Ataliba, o vaqueiro, by Francisco Gil Castelo Branco, with the aim of strengthening the students' connection with their cultural roots and developing their critical and reflective skills. The theoretical framework that underpins this study includes authors such as Candido (2012), Todorov (2009), Compagnon (2009), Aguiar and Bordini (1988), Cosson (2009, 2015, 2020), Zilberman (2012) and Soares (2009, 2014), among others. The research, of an exploratory and descriptive nature, adopted a bibliographic and field approach, using diagnostic questionnaires to understand the students' perceptions and experiences with reading. The results highlighted the need for more effective didactic-pedagogical strategies for working with literary texts in the class under analysis. In addition, the intervention proposal carried out demonstrated that the basic reading sequence strengthens students' engagement, expands their cultural repertoire and improves their textual comprehension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katiane Martins (katianeregispm@aluno.uespi.br) on 2025-11-11T17:20:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 3977689 bytes, checksum: 0d8ba67b55d8332dcc83a536368a4179 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-11T17:20:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 3977689 bytes, checksum: 0d8ba67b55d8332dcc83a536368a4179 (MD5) Previous issue date: 2025-10-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectLiteratura Piauiensepor
dc.subjectEnsino Fundamental-
dc.subjectSequência Básica-
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLetramento literário em sala de aula: a literatura piauiense no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeLiterary Literacy in the Classroom: Piauí Literature in the 9th Grade of Elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.