| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2694| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Reflexões sobre a criança em Campo Maior (PI) no século XX: infância e educação escolar |
| Título(s) alternativo(s): | Reflections on children in Campo Maior (PI) in the 20th century: Childhood and school education |
| Autor: | Abreu, Idalice de Almeida ![]() |
| Primeiro orientador: | Costa, Mara Lígia Fernandes |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Vilmara da |
| Segundo membro da banca: | Júnior, Ernani José Brandão |
| Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo explorar o desenvolvimento histórico e social da infância no estado do Piauí durante o século XX, com destaque para o município de Campo Maior. A abordagem dessa pesquisa contempla a ideia de que a infância é uma condição histórica ajustada por transformações sociais, econômicas, políticas, educacionais e culturais. Para se obter êxito, este trabalho consiste em uma metodologia voltada para o uso de pesquisas bibliográficas, documentais como também da presença da história oral, através de entrevistas com habitantes da região de Campo Maior que experienciaram a infância nas décadas de 1920 a 1970. A análise de dados evidenciou que as crianças podiam sofrer consequências negativas pelo contexto das desigualdades ao acesso à educação, assinalado por gênero e classe social, dessa forma ao mesmo tempo em que meninos de elite usufruíam do prazer de uma boa infância, como ter acesso a lazer e possuir um ensino formal, diversas outras em situação de pobreza eram inseridas no trabalho a fim de contribuir com a economia da família. Este estudo tem como intuito contribuir com o enaltecimento da memória social e da compreensão dos direitos essenciais para a infância, exaltando os direitos que garantem que uma criança tenha de fato uma infância. |
| Abstract: | This work aims to explore the historical and social development of childhood in the state of Piauí during the 20th century, with a special focus on the municipality of Campo Maior. The approach of this research is based on the idea that childhood is a historical condition shaped by social, economic, political, educational, and cultural transformations. To achieve its goals, this study adopts a methodology that involves bibliographic and documentary research, as well as the use of oral history through interviews with residents of the Campo Maior region who experienced childhood between the 1920s and 1970s. Data analysis revealed that children could suffer negative consequences due to inequalities in access to education, characterized by gender and social class. Thus, while elite children enjoyed the pleasures of a good childhood, such as access to leisure and formal education, many others living in poverty were forced to work to contribute to the family economy. This study aims to contribute to the enhancement of social memory and the understanding of essential childhood rights, highlighting the rights that guarantee a child a true childhood. |
| Palavras-chave: | Infância Educação Desigualdade Campo Maior |
| Área(s) do CNPq: | FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | ABREU, Idalice de Almeida. Reflexões sobre a criança em Campo Maior (PI) no século XX: infância e educação escolar. 2025. 58 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2694 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

