Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar, Joafson Sousa-
dc.contributor.advisor1Lima, Alexandre Bezerra do Nascimento-
dc.contributor.advisor-co1Rocha, Natã-
dc.contributor.referee1Silva, Antonio-
dc.contributor.referee2Sousa, Jefferson-
dc.date.accessioned2025-11-18T13:08:05Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationAlencar, Joafson Sousa. Funções trigonométricas e movimento harmônico simples: uma proposta de sequência didática. 2025. 46 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2695-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de propor uma abordagem interdisciplinar para o estudo de funções trigonométricas, associando-as com o estudo de Movimento Harmônico Simples (MHS), por meio da elaboração de uma sequência didática para o Ensino Médio. O objetivo de tal proposta é relacionar os conhecimentos matemáticos com os fenômenos físicos, mais precisamente os movimentos periódicos, promovendo, assim, um aprendizado mais amplo e significativo aos alunos. Nesse sentido, desenvolveu-se uma sequência didática que parte do aspecto investigativo e, a partir dele, se constrói um novo conhecimento, visando consolidar o aprendizado ao longo de todo o processo. A metodologia sugerida na execução da sequência didática é constituída de observações, questionário investigativo, atividade e avaliação final.por
dc.description.abstractThis work aims to propose an interdisciplinary approach to the study of trigonometric functions, associating them with the study of simple harmonic motion (SHM) through the development of a didactic sequence for high school education. The purpose of this proposal is to relate mathematical knowledge to physical phenomena, more specifically periodic motions, thus promoting broader and more meaningful learning for students. In this regard, a didactic sequence was developed starting from an investigative perspective, from which new knowledge is built, aiming to consolidate learning throughout the entire process. The methodology suggested for implementing the didactic sequence consists of observations, an investigative questionnaire, activities, and a final assessment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joafson Alencar (joafson@gmail.com) on 2025-11-10T22:29:45Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO.pdf: 1388348 bytes, checksum: eb8737c96d37292b1d6234c10d2b7324 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 195222 bytes, checksum: 6c9947f3322357bd7341bac1ed9629fa (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO, 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-11-11T12:13:48Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Joafson Alencar (joafson@gmail.com) on 2025-11-17T20:56:24Z No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO.pdf: 1388348 bytes, checksum: eb8737c96d37292b1d6234c10d2b7324 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 195222 bytes, checksum: 6c9947f3322357bd7341bac1ed9629fa (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 81383 bytes, checksum: 71125c5cac729b75cf8376050b99a8bd (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-11-18T13:08:05Z (GMT) No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO.pdf: 1388348 bytes, checksum: eb8737c96d37292b1d6234c10d2b7324 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 195222 bytes, checksum: 6c9947f3322357bd7341bac1ed9629fa (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 81383 bytes, checksum: 71125c5cac729b75cf8376050b99a8bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-18T13:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 DISSERTAÇÃO.pdf: 1388348 bytes, checksum: eb8737c96d37292b1d6234c10d2b7324 (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 195222 bytes, checksum: 6c9947f3322357bd7341bac1ed9629fa (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_assinado.pdf: 81383 bytes, checksum: 71125c5cac729b75cf8376050b99a8bd (MD5) Previous issue date: 2025-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunções Trigonométricaspor
dc.subjectMovimento Harmônico Simplespor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleFunções trigonométricas e movimento harmônico simples: uma proposta de sequência didáticapor
dc.title.alternativeTrigonomic functions and simple harmonic motion: a proposal for a didactic sequenceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.