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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2702
Tipo do documento: Dissertação
Título: Introdução do conceito de número negativo: uma proposta de tarefas no contexto do ensino desenvolvimental
Autor: Silva, Maria Iara Brito e
Primeiro orientador: Sousa, Valdirene Gomes de
Primeiro coorientador: Lemos, Lucas Vieira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar, à luz da proposta do Ensino Desenvolvimental (sistema Elkonin-Davídov), possibilidades de organização do ensino de número inteiro negativo com base em tarefas propostas que possibilitem avanços quanto a tentativas de superação daquelas reconhecidamente tradicionais. Entende-se que esse conceito matemático, introduzido formalmente no sétimo ano do Ensino Fundamental, constitui um conceito complexo para alunos e professores, o que exige a transição do pensamento empírico para o pensamento teórico, condição indispensável para o avanço em conceitos posteriores. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, na modalidade bibliográfica, fundamentada em autores, dentre os quais Vigotski (2001; 2014), Davídov (1982; 1987; 1988), Búrigo (2015), Freitas (2016) e Búrigo e Damazio (2016). Essa opção permitiu reunir diferentes perspectivas sobre a organização do ensino, com ênfase na atividade de ensino e de estudo, no papel da escola e da formação docente, bem como nos limites de abordagens pedagógicas que, apesar de difundidas como inovadoras, muitas vezes não favorecem a apropriação efetiva do conceito de número negativo. Os resultados da análise indicaram que a predominância de exemplos cotidianos e fragmentados conduz a uma aprendizagem restrita e superficial, o que dificulta o desenvolvimento do raciocínio matemático abstrato. Destacou-se ainda a influência das escolhas curriculares, da formação docente e dos materiais didáticos manipuláveis na manutenção dessas dificuldades. Conclui-se que o objetivo foi alcançado, ao problematizar o ensino de número negativo, apontar a necessidade de propostas que inter-relacionem, no contexto da atividade de ensino, situações concretas à sistematização teórica e a elaboração de tarefas particulares que podem auxiliar na introdução desse conceito. Como limitação, ressalta- se a ausência de investigação empírica na proposta de tarefas, o que sugere pesquisas futuras de natureza prática que testem, em sala de aula, a eficácia dessas tarefas e a capacidade em promover aprendizagem.
Abstract: The present study aimed to analyze, in light of the Developmental Teaching proposal (Elkonin- Davídov system), possibilities of organizing the teaching of negative integers based on proposed tasks that enable advances in attempts to overcome those recognized as traditional. It is understood that this mathematical concept, formally introduced in the seventh year of Elementary School, constitutes a complex concept for students and teachers, which requires the transition from empirical thinking to theoretical thinking, an indispensable condition for progress in later content. As a methodology, qualitative research was used, in the bibliographic modality, based on authors, among which Vygotsky (2001; 2014), Davídov (1982; 1987; 1988), Búrigo (2015), Freitas (2016) and Búrigo and Damazio (2016). This option allowed us to bring together different perspectives on the organization of teaching, with an emphasis on teaching and study activities, the role of schools and teacher training, as well as the limits of pedagogical approaches that, despite being disseminated as innovative, often do not favor the effective appropriation of the concept of negative numbers. The results of the analysis indicated that the predominance of everyday and fragmented examples leads to restricted and superficial learning, which hinders the development of abstract mathematical reasoning. The influence of curricular choices, teacher training and manipulable teaching materials in maintaining these difficulties was also highlighted. It is concluded that the objective was achieved, by problematizing the teaching of negative numbers, pointing out the need for proposals that interrelate, in the context of teaching activity, concrete situations to theoretical systematization and the elaboration of particular tasks that can help in the introduction of this concept. As a limitation, the lack of empirical research in the proposed tasks stands out, which suggests future research of a practical nature that tests, in the classroom, the effectiveness of these tasks and their ability to promote learning.
Palavras-chave: Ensino Desenvolvimental
Número Negativo
Atividade de Ensino
Ensino de Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: SILVA, Maria Iara Brito e. Introdução do conceito de número negativo: uma proposta de tarefas no contexto do ensino desenvolvimental. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2702
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática

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