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Tipo do documento: Monografia
Título: Investimento público e desenvolvimento da educação fundamental: relação analisada nas capitais do Nordeste entre 2017 e 2023
Autor: Abreu, André Luis Silva de 
Primeiro orientador: Rocha, Amanda Raquel da Silva
Primeiro membro da banca: Rocha, Amanda Raquel da Silva
Segundo membro da banca: Vilarindo, Aline Galvão
Terceiro membro da banca: Barros, Daniella Batista Galvão de
Resumo: Este trabalho analisa a relação entre o investimento público na educação fundamental e o desempenho educacional das capitais da região Nordeste do Brasil, no período de 2017 a 2023. O objetivo principal foi verificar se há correlação entre os recursos financeiros aplicados pelos municípios e os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pesquisa adotou abordagem quantitativa, com aplicação de regressão linear múltipla, utilizando dados financeiros extraídos do SICONFI e indicadores educacionais do portal QEdu. Foram consideradas variáveis financeiras e estruturais, como investimento per capita, percentual liquidado com educação fundamental e número de escolas. Os resultados indicaram ausência de correlação estatística significativa entre os investimentos analisados e o desempenho no IDEB, sugerindo que fatores qualitativos, como gestão escolar e formação docente, exercem maior influência sobre os resultados educacionais. Conclui-se que o volume de recursos, isoladamente, não garante melhoria nos indicadores de qualidade da educação, sendo necessário articular os investimentos a práticas de gestão eficientes e políticas públicas orientadas por evidências.
Abstract: This study analyzes the relationship between public investment in elementary education and educational performance in the capitals of Brazil’s Northeast region from 2017 to 2023. The main objective was to verify whether there is a correlation between the financial resources applied by municipalities and the results obtained in the Basic Education Development Index (IDEB). The research adopted a quantitative approach, applying multiple linear regression analysis, using financial data extracted from SICONFI and educational indicators from the QEdu portal. Financial and structural variables were considered, such as per capita investment, the percentage of expenditure on elementary education, and the number of schools. The results indicated no statistically significant correlation between the analyzed investments and IDEB performance, suggesting that qualitative factors, such as school management and teacher training, exert greater influence on educational outcomes. It is concluded that the volume of resources alone does not ensure improvements in education quality indicators, highlighting the need to link investments to efficient management practices and evidence-based public policies.
Palavras-chave: Investimento Público
Educação Fundamental
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Contabilidade Pública
Desempenho Educacional
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: ABREU, André Luis Silva de. Investimento público e desenvolvimento da educação fundamental: relação analisada nas capitais do Nordeste entre 2017 e 2023. 2025. 61 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2723
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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