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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Matheus Gustavo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Sampaio, Ângela Estrela de-
dc.contributor.referee1Sousa, Anderson Rafael Costa-
dc.contributor.referee2Oliveira, Josimar Alcântara de-
dc.date.accessioned2025-12-02T13:16:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMELO, Matheus Gustavo dos Santos. A Contabilidade Gerencial, aspectos teóricos e práticos na formação contábil: um estudo de caso. 2025. 63 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2769-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a Contabilidade Gerencial é abordada na formação acadêmica e como seus conceitos são aplicados na prática profissional, especialmente no ambiente fabril. A pesquisa adota uma metodologia de natureza aplicada, com abordagem mista, envolvendo revisão bibliográfica, análise das grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis da UESPI e da UFPI e aplicação de questionários a profissionais da área contábil e estudantes próximos a conclusão do curso. Observou-se que, apesar da Contabilidade Gerencial possuir papel essencial no apoio à tomada de decisões, ainda há uma lacuna entre o ensino teórico nas universidades, com pouco espaço prático e muito centralizado em conceitos sem aplicação real, e sua aplicação prática nas empresas, cada vez mais exigentes e volatéis pela globalização. Os resultados apontam para a necessidade de maior integração entre teoria e prática, com o uso de ferramentas tecnológicas e metodologias ativas de ensino que aproximem o discente da realidade organizacional. Assim, reforça-se a importância de alinhar a formação acadêmica às demandas do mercado, preparando profissionais capazes de interpretar e aplicar informações gerenciais e lidar com eficácia nas demandas do mercado no contexto industrial.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze how Management Accounting is addressed in academic education and how its concepts are applied in professional practice, especially in the industrial environment. The research adopts an applied methodology with a mixed approach, involving a bibliographic review, analysis of the curricula of the Accounting Sciences programs at UESPI and UFPI, and the application of questionnaires to accounting professionals and students close to graduation. The results showed that although Management Accounting plays an essential role in supporting decision-making, there is still a gap between theoretical teaching in universities—focused mainly on conceptual learning with little practical application—and its implementation in companies, which are increasingly demanding and volatile due to globalization. The findings point to the need for greater integration between theory and practice, through the use of technological tools and active teaching methodologies that bring students closer to organizational reality. This way, the study reinforces the importance of aligning academic training with market demands, preparing professionals capable of interpreting and applying managerial information and effectively addressing the challenges of the industrial environment.por
dc.description.provenanceSubmitted by Matheus Melo (matheusgustavodossmelo@aluno.uespi.br) on 2025-12-02T12:16:24Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1237095 bytes, checksum: caf54a904ae79d7183458bd8d56338ba (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 109375 bytes, checksum: f643e66262f44e4c66985ba8f0ceadc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-02T13:16:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1237095 bytes, checksum: caf54a904ae79d7183458bd8d56338ba (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 109375 bytes, checksum: f643e66262f44e4c66985ba8f0ceadc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-02T13:16:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1237095 bytes, checksum: caf54a904ae79d7183458bd8d56338ba (MD5) Termo de autorização para publicação.pdf: 109375 bytes, checksum: f643e66262f44e4c66985ba8f0ceadc2 (MD5) Previous issue date: 2025-11-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências Contábeispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContabilidade Gerencialpor
dc.subjectEnsino Acadêmicopor
dc.subjectPrática Profissionalpor
dc.subjectSistemas Integradospor
dc.subjectAmbiente Fabrilpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.titleA Contabilidade Gerencial, aspectos teóricos e práticos na formação contábil: um estudo de casopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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