Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Antônio Sérgio Amorim-
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Ferreira da-
dc.date.accessioned2025-12-03T16:47:38Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Antônio Sérgio Amorim. Letramento literário com alunos 7º ano do ensino fundamental: um estudo a partir da leitura de contos de terror. 2025. 122 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2811-
dc.description.resumoO trabalho com o texto literário na sala de aula deve visar à formação crítica, humana e intelectual dos alunos, entretanto o professor, muitas vezes, não aborda a literatura na escola como deveria ser por uma série de fatores; quando ela é trabalhada, não consegue atingir o seu objetivo. Diante dessa problemática, este trabalho dissertativo tem como objetivo analisar como a leitura de contos de terror pode contribuir com o letramento literário com vista a desenvolver o gosto pela leitura em alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Esperantina-PI, contribuindo, dessa forma, para o letramento literário e a formação do leitor. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica e a realização de oficinas de leitura inspiradas na Sequência Básica de Cosson (2009). Para a sua realização, este trabalho contou com o referencial teórico sobre letramento, letramento literário e leitura e formação do leitor, destacando os seguintes pesquisadores: Cosson (2014), Cosson (2020) sobre letramento literário; Soares (2004), Soares (2020), Kleiman (2008) sobre letramento; Zilberman (2003), Solé (1996) sobre leitura; Todorov (2012), Candido (2004), entre outros. As reflexões propostas por essas teorias possibilitaram a construção de uma proposta metodológica para aplicar durante as semanas em que a pesquisa foi desenvolvida com os alunos. Espera-se que o resultado desta pesquisa contribua de forma positiva para o meio acadêmico e que a proposta de intervenção, adaptada à realidade de cada sala de aula, possa ajudar no letramento literário e consequentemente na formação de leitores.por
dc.description.abstractWorking with literary texts in the classroom should aim at the critical, human and intellectual formation of students. However, teachers often do not approach literature in school as they should, due to a series of factors. When it is worked on, it fails to achieve its objective. Given this problem, this dissertation aims to analyze how reading horror stories can contribute to literary literacy with a view to developing a taste for reading in 7th grade elementary school students at a public school in the municipality of Esperantina-PI, thus contributing to literary literacy and reader formation. The methodology used in the research consisted of bibliographical research and reading workshops inspired by Cosson's Basic Sequence (2009). To carry it out, this work relied on the theoretical framework on literacy, literary literacy and reading and reader formation, highlighting the following researchers: Cosson (2014), Cosson (2020) on literary literacy; Soares (2004), Soares (2020), Kleiman (2008) on literacy; Zilberman (2003), Solé (1996) on reading; Todorov (2012), Candido (2004), among others. The reflections proposed by these theories made it possible to construct a methodological proposal to be applied during the weeks in which the research was developed with the students. It is expected that the result of this research will contribute positively to the academic environment and that the intervention proposal, adapted to the reality of each classroom, can help in literary literacy and consequently in the formation of readers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-03T16:47:38Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2114146 bytes, checksum: 86505debfb640f0665b6c99afa271e04 (MD5) Termo de autorização da dissertação.pdf: 74318 bytes, checksum: eac0ad4e19502ba8bf4e01e3f1efaa3f (MD5) Termo de autorização do produto educacional.pdf: 74593 bytes, checksum: 892ef36225379e995a81a8dada330555 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-03T16:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 2114146 bytes, checksum: 86505debfb640f0665b6c99afa271e04 (MD5) Termo de autorização da dissertação.pdf: 74318 bytes, checksum: eac0ad4e19502ba8bf4e01e3f1efaa3f (MD5) Termo de autorização do produto educacional.pdf: 74593 bytes, checksum: 892ef36225379e995a81a8dada330555 (MD5) Previous issue date: 2025-07-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLetramento literário com alunos 7º ano do ensino fundamental: um estudo a partir da leitura de contos de terrorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf2,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.