Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2817
Tipo do documento: Monografia
Título: Indicadores de gestão universitária: comparativo das universidades estaduais do nordeste
Autor: Pereira, Leidaiane do Nascimento 
Primeiro orientador: Leão, Joseane de Carvalho
Primeiro membro da banca: Leão, Joseane de Carvalho
Segundo membro da banca: Ribeiro, Larissa Sepulveda Andrade de
Terceiro membro da banca: Oliveira, Josimar Alcantara de
Resumo: O presente estudo analisou os indicadores de gestão universitária presentes em avaliações de desempenho das universidades estaduais do Nordeste. Diante disso, o objetivo deste estudo foi de analisar os critérios de avaliação da gestão universitária utilizados nos rankings que classificam as universidades estaduais do Nordeste, com foco nos elementos que influenciam diretamente seu desempenho institucional. A metodologia foi do tipo bibliográfica e documental, visto que foi coletado dados de documentos oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e das Instituições de Ensino Superior (IES). A abordagem utilizada foi a quali-quanti. Foi verificado como os indicadores são constituídos e de que forma eles influenciam no desenvolvimento institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). Os principais resultados encontrados ao longo do estudo foram que instituições menores apresentam, em determinados casos, percentuais mais altos que universidades com maior número de cursos. Conclui-se que os indicadores contribuem para decisões mais assertivas em relação ao aprimoramento da gestão universitária, perante ao contexto nordestino.
Abstract: This study analyzed the university management indicators present in performance evaluations of state universities in Northeast Brazil. Therefore, the objective of this study was to analyze the criteria for evaluating university management used in rankings that classify state universities in Northeast Brazil, focusing on the elements that directly influence their institutional performance. The methodology was bibliographic and documentary, since data was collected from official documents of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep) and Higher Education Institutions (IES). The approach used was mixed-methods (qualitative and quantitative). The study examined how the indicators are constituted and how they influence the institutional development of Higher Education Institutions (IES). The main results found throughout the study were that smaller institutions, in certain cases, present higher percentages than universities with a larger number of courses. It is concluded that the indicators contribute to more assertive decisions regarding the improvement of university management in the context of Northeast Brazil.
Palavras-chave: Indicadores de Gestão universitária
Rankings
Nordeste
Instituições de Ensino Superior (IES)
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
Programa: Bacharelado em Ciências Contábeis
Citação: PEREIRA, Leidaiane do Nascimento. Indicadores de gestão universitária: comparativo das universidades estaduais do nordeste. 2025. 56 f . Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2817
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Ciências Contábeis (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.