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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Theda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915) |
| Autor: | Hortencio, Maria Júlia Silveira ![]() |
| Primeiro orientador: | Bezerra, Danilo Alves |
| Primeiro membro da banca: | Cavalcante Júnior, Idelmar Gomes |
| Segundo membro da banca: | Tourinho, Mary Angélica Costa |
| Resumo: | O objetivo desta pesquisa é analisar como o filme A Fool There Was (1915) e a atriz Theda Bara, considerada a primeira femme fatale do cinema, se incluem dentro de uma engrenagem que fabrica e modela artistas para o enriquecimento da indústria, denominada star system (sistema das estrelas). As seções são divididas com o intuito de analisar o filme; a construção da personagem da vampira; e as representações que o antecede, bem como utilizar fotogramas do próprio filme para melhor avaliação. No segundo momento, é feita uma crítica à promoção do filme, na qual os atores/atrizes são vistos como mercadorias dentro do star system. São utilizados autores que dialogam com a análise de filmes, como Manuela Penafria (2009); e o livro de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, (1994). Além disso, para entender o star system e seus mecanismos de controle utilizamos Edgar Morin (1989); e para compreender como a indústria do entretenimento manipula seus consumidores dialogaremos com Theodor Adorno e Max Horkheimer (1947). Com isso, espera-se contribuir para o entendimento das dinâmicas midiáticas da época e enriquecer o campo de estudo sobre cinema, estereótipo e sexualização. |
| Abstract: | The objective of this research is to analyze how the film A Fool There Was (1915) and the actress Theda Bara, considered the first femme fatale of cinema, fit into a system that manufactures and shapes artists for the enrichment of the industry, known as the star system. The sections are divided with the aim of analyzing the film; the construction of the vampire character; and the representations that preceded her, as well as using frames from the film itself for better evaluation. In the second part, a critique is made of the film's promotion, in which actors/actresses are seen as commodities within the star system. Authors who engage with film analysis are used, such as Manuela Penafria (2009); and the book by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (1994). Furthermore, to understand the star system and its mechanisms of control we use Edgar Morin (1989); and to understand how the entertainment industry manipulates its consumers, we will engage with Theodor Adorno and Max Horkheimer (1947). With this, it is expected to contribute to the understanding of the media dynamics of the time and enrich the field of study on cinema, stereotypes, and sexualization. |
| Palavras-chave: | Cinema Star System Theda Bara Sedução Mídia |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | HORTENCIO, Maria Júlia Silveira. Theda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915). 2025. 33 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA) |
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