Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHortencio, Maria Júlia Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5929641421157136por
dc.contributor.advisor1Bezerra, Danilo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297262440448283por
dc.contributor.referee1Cavalcante Júnior, Idelmar Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333255540626521por
dc.contributor.referee2Tourinho, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7399018955468592por
dc.date.accessioned2025-12-04T12:13:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationHORTENCIO, Maria Júlia Silveira. Theda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915). 2025. 33 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar como o filme A Fool There Was (1915) e a atriz Theda Bara, considerada a primeira femme fatale do cinema, se incluem dentro de uma engrenagem que fabrica e modela artistas para o enriquecimento da indústria, denominada star system (sistema das estrelas). As seções são divididas com o intuito de analisar o filme; a construção da personagem da vampira; e as representações que o antecede, bem como utilizar fotogramas do próprio filme para melhor avaliação. No segundo momento, é feita uma crítica à promoção do filme, na qual os atores/atrizes são vistos como mercadorias dentro do star system. São utilizados autores que dialogam com a análise de filmes, como Manuela Penafria (2009); e o livro de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, (1994). Além disso, para entender o star system e seus mecanismos de controle utilizamos Edgar Morin (1989); e para compreender como a indústria do entretenimento manipula seus consumidores dialogaremos com Theodor Adorno e Max Horkheimer (1947). Com isso, espera-se contribuir para o entendimento das dinâmicas midiáticas da época e enriquecer o campo de estudo sobre cinema, estereótipo e sexualização.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze how the film A Fool There Was (1915) and the actress Theda Bara, considered the first femme fatale of cinema, fit into a system that manufactures and shapes artists for the enrichment of the industry, known as the star system. The sections are divided with the aim of analyzing the film; the construction of the vampire character; and the representations that preceded her, as well as using frames from the film itself for better evaluation. In the second part, a critique is made of the film's promotion, in which actors/actresses are seen as commodities within the star system. Authors who engage with film analysis are used, such as Manuela Penafria (2009); and the book by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (1994). Furthermore, to understand the star system and its mechanisms of control we use Edgar Morin (1989); and to understand how the entertainment industry manipulates its consumers, we will engage with Theodor Adorno and Max Horkheimer (1947). With this, it is expected to contribute to the understanding of the media dynamics of the time and enrich the field of study on cinema, stereotypes, and sexualization.por
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Hortencio (mjuliasilveirah@aluno.uespi.br) on 2025-12-01T13:59:25Z No. of bitstreams: 1 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1) (1).pdf: 1708012 bytes, checksum: 139bbc9e4e40fab592b7e5f44f4912e9 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezada, Sua submissão foi rejeitada para correções: 1. Retire o Termo de Autorização do trabalho e o anexe em separado; 2. Em virtude do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e preservação das assinaturas físicas dos membros da banca, retire a Ata de Apresentação do trabalho por favor. on 2025-12-02T15:31:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Hortencio (mjuliasilveirah@aluno.uespi.br) on 2025-12-02T17:19:10Z No. of bitstreams: 1 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1) (1)_removed.pdf: 1540392 bytes, checksum: 09831a37f5dff82c002add14741ea70b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS COREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIA. ( RETIRAR ASSINATURA FISICA DO TCC) on 2025-12-03T12:41:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Hortencio (mjuliasilveirah@aluno.uespi.br) on 2025-12-03T16:25:35Z No. of bitstreams: 2 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1) (1)_removed.pdf: 1540392 bytes, checksum: 09831a37f5dff82c002add14741ea70b (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado_%281%29_assinado.pdf: 231473 bytes, checksum: 2e99b169da830e2ffa75b98f9cfe5a19 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: RETIRAR ASSINATURA FISICA DO TCC on 2025-12-04T11:24:16Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Hortencio (mjuliasilveirah@aluno.uespi.br) on 2025-12-04T11:52:18Z No. of bitstreams: 2 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1)! (1)_removed_removed.pdf: 991111 bytes, checksum: a0facc1734ba55749046fb78d9903bc5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-!UESPI_assinado_%281%29_assinado.pdf: 231473 bytes, checksum: 2e99b169da830e2ffa75b98f9cfe5a19 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-04T12:13:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1)! (1)_removed_removed.pdf: 991111 bytes, checksum: a0facc1734ba55749046fb78d9903bc5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-!UESPI_assinado_%281%29_assinado.pdf: 231473 bytes, checksum: 2e99b169da830e2ffa75b98f9cfe5a19 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-04T12:13:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARIA JÚLIA SILVEIRA HORTENCIO (1)! (1)_removed_removed.pdf: 991111 bytes, checksum: a0facc1734ba55749046fb78d9903bc5 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-!UESPI_assinado_%281%29_assinado.pdf: 231473 bytes, checksum: 2e99b169da830e2ffa75b98f9cfe5a19 (MD5) Previous issue date: 2025-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectStar Systempor
dc.subjectTheda Barapor
dc.subjectSeduçãopor
dc.subjectMídiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleTheda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915)por
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf967,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.