Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818
Tipo do documento: Artigo
Título: Theda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915)
Autor: Hortencio, Maria Júlia Silveira 
Primeiro orientador: Bezerra, Danilo Alves
Primeiro membro da banca: Cavalcante Júnior, Idelmar Gomes
Segundo membro da banca: Tourinho, Mary Angélica Costa
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar como o filme A Fool There Was (1915) e a atriz Theda Bara, considerada a primeira femme fatale do cinema, se incluem dentro de uma engrenagem que fabrica e modela artistas para o enriquecimento da indústria, denominada star system (sistema das estrelas). As seções são divididas com o intuito de analisar o filme; a construção da personagem da vampira; e as representações que o antecede, bem como utilizar fotogramas do próprio filme para melhor avaliação. No segundo momento, é feita uma crítica à promoção do filme, na qual os atores/atrizes são vistos como mercadorias dentro do star system. São utilizados autores que dialogam com a análise de filmes, como Manuela Penafria (2009); e o livro de Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété, (1994). Além disso, para entender o star system e seus mecanismos de controle utilizamos Edgar Morin (1989); e para compreender como a indústria do entretenimento manipula seus consumidores dialogaremos com Theodor Adorno e Max Horkheimer (1947). Com isso, espera-se contribuir para o entendimento das dinâmicas midiáticas da época e enriquecer o campo de estudo sobre cinema, estereótipo e sexualização.
Abstract: The objective of this research is to analyze how the film A Fool There Was (1915) and the actress Theda Bara, considered the first femme fatale of cinema, fit into a system that manufactures and shapes artists for the enrichment of the industry, known as the star system. The sections are divided with the aim of analyzing the film; the construction of the vampire character; and the representations that preceded her, as well as using frames from the film itself for better evaluation. In the second part, a critique is made of the film's promotion, in which actors/actresses are seen as commodities within the star system. Authors who engage with film analysis are used, such as Manuela Penafria (2009); and the book by Francis Vanoye and Anne Goliot-Lété (1994). Furthermore, to understand the star system and its mechanisms of control we use Edgar Morin (1989); and to understand how the entertainment industry manipulates its consumers, we will engage with Theodor Adorno and Max Horkheimer (1947). With this, it is expected to contribute to the understanding of the media dynamics of the time and enrich the field of study on cinema, stereotypes, and sexualization.
Palavras-chave: Cinema
Star System
Theda Bara
Sedução
Mídia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em História
Citação: HORTENCIO, Maria Júlia Silveira. Theda Bara, a vampira do cinema mudo: uma análise do filme "Escravo de uma paixão" (1915). 2025. 33 f. Artigo (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2818
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em História (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf967,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.