Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/281
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Caroline Bezerra-
dc.contributor.advisor1Silva, Franklin Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-09T13:54:46Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationLIMA, Caroline Bezerra. A intertextualidade ampla por imitação de gênero e as mesclas genéricas na construção de sentido do gênero anúncio na rede social Instagram. 2021. 153 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/281-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta como tema a intertextualidade nos anúncios publicitários, especificamente a intertextualidade ampla por imitação e as mesclas na construção de sentidos dos anúncios do perfil da empresa “Giraffas” na rede social Instagram. A importância dessa investigação justifica-se pela essencialidade de análise do diálogo entre imitação de gêneros e as mesclas genéricas, compreendendo sua manifestação, no meio virtual, do intertextual sob um viés amplo, bem como abarcar outras formas de misturas de gêneros, indo além da perspectiva forma/função. Diante da instabilidade do anúncio publicitário no suporte virtual, como no caso das redes, e da expressiva ocorrência da intertextualidade, o problema que se formula é: de que forma a intertextualidade se manifesta, nesses anúncios, quando apresenta um caráter amplo e/ou misturas genéricas. Adicionalmente, este estudo norteia-se a partir da seguinte questão: como a intertextualidade colabora na construção de sentido do gênero anúncio? Diante disso, traça-se como objetivo analisar a intertextualidade como fenômeno que contribui para construção de sentido dos anúncios publicitários do perfil da empresa Giraffas no Instagram. Para tanto, o presente estudo, descritivo, de cunho qualitativo, fundamenta-se nos trabalhos dos seguintes autores: Bakhtin (2003), com sua definição de gênero; Koch (2018) e Cavalcante (2018), sobre o conceito de texto; Lima-Neto (2009), com as suas concepções sobre as mesclas genéricas; e Carvalho (2018) com a conceituação de intertextualidade ampla por imitação de gênero. O corpus constitui-se por cinco exemplares de anúncios da empresa Giraffas. Com base no modelo de análise dos gêneros persuasivos de Pinto (2015), elegem-se, na dimensão contextual, os componentes situacionais e o intertextual. Conforme as análises, comprovam-se os diálogos entre gêneros, de natureza ampla, e as formas de misturas. Reconhece-se apenas um caso de mescla genérica por coocorrência, mas nota-se intertextualidade ampla por imitação de gênero em todos os anúncios, particularmente, o diálogo com parâmetros destes gêneros: horóscopo, a tira, capa de livro, meme, adivinha e mensagem instantânea, cartão de felicitação e dica. Os resultados evidenciam que, a ocorrência da intertextualidade, conferindo criatividade, colabora na (re)construção de sentido do gênero anúncio, assim como sustenta o projeto de dizer voltado para fins persuasivos do gênero. Na produção dos anúncios analisados, constata-se que os aspectos contextuais (época de circulação e suporte), a inserção de diferentes mecanismos semióticos, a exemplo, a semiose sonora, e os interlocutores, aqueles com quem se negociam os sentidos, influem na produção dos anúncios da empresa.por
dc.description.abstractThis dissertation presents as its theme Intertextuality in advertising, specifically the broad intertextuality by imitation and the combinations in the construction of meanings of the ads on the Instagram profile of the company “Giraffas”. This analysis is important because is fundamental to analyze the dialogue between imitation of genres and genre mixtures, understanding its manifestation, in the virtual environment, of the intertextual under a broad bias, as well as to embrace other forms of mixtures of genres, going beyond the form / function perspective. Considering the instability of advertisement in the virtual support, as in the case of networks, and the expressive occurrence of intertextuality, the problem that is formulated is how intertextuality manifests itself in these ads, when it presents a broad character and / or generic mixtures. Also this study is guided by the following question: how does intertextuality collaborate in the construction of the meaning of the advertisement genre? Therefore, the objective is to analyze intertextuality as a phenomenon that contributes to the construction of the meaning of advertisements on the Instagram profile of the company Giraffas. To this end, this descriptive study, of qualitative nature, is supported by the studies of the following authors: Bakhtin (2003), with his definition of genre; Koch (2018) and Cavalcante (2018), about the concept of text; Lima-Neto (2009), with his concepts about genre mixtures; and Carvalho (2018), with the concept of broad intertextuality by imitation of genre. The corpus will consist of five copies of advertisements of the company Giraffas. Based on Pinto's (2015) analysis model of persuasive genres, these criteria are chosen, in the contextual dimension, situational and intertextual components. According to the analyzes, the dialogues between genres, of a wide nature, and the forms of mixtures are verified. Only one case of genre mixing is recognized by co-occurrence, but there is wide intertextuality by imitation of genres in all ads, particularly the dialogue with parameters of these genres: horoscopes, the strip, book cover, meme, riddle and instant message, greeting card, and hint. The results shows that, through the occurrence of intertextuality, providing creativity, it collaborates in the (re) construction of the meaning of the advertisement genre, as well as supports the saying project aimed at persuasive purposes of the genre. In the production of the ads analyzed, it appears that the contextual aspects (time of circulation and support), the insertion of different semiotic mechanisms, such as sound semiosis, and the interlocutors, those with whom the senses are negotiated, influence the production of the ads of the company.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-11-09T13:54:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2833225 bytes, checksum: b5c6288f3bc1b42635a2c0d07d77badb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T13:54:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2833225 bytes, checksum: b5c6288f3bc1b42635a2c0d07d77badb (MD5) Previous issue date: 2021-07-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística textualpor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectConstrução de sentidospor
dc.subjectAnúncios publicitáriospor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA intertextualidade ampla por imitação de gênero e as mesclas genéricas na construção de sentido do gênero anúncio na rede social Instagrampor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf2,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf583,04 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.