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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2823| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Ensino de probabilidade através de situações do cotidiano e contextos escolares |
| Autor: | Sousa, Gabriel Batista Alves de Almeida, Renata Mickaelly Lima |
| Primeiro orientador: | Mendes, Lilane de Araújo |
| Resumo: | O ensino da probabilidade é fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico e na tomada de decisões, tanto no contexto escolar quanto no cotidiano. Este trabalho propõe a análise e a aplicação de métodos de ensino que utilizam situações cotidianas e contextos escolares como ponto de partida para o aprendizado de conceitos probabilísticos. A probabilidade, usada na matemática para quantificar a incerteza, pode ser abordada de maneira mais significativa quando integrada à realidade dos alunos. A proposta utiliza situações do cotidiano como previsão do tempo, jogos de azar, análise de riscos em saúde, entre outras para tornar os conceitos mais próximos da vivência dos estudantes. Além disso, o trabalho sugere práticas pedagógicas que envolvem o uso de recursos como jogos educativos, atividades de investigação, materiais concretos e simulações, buscando não apenas o entendimento conceitual, mas também o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas. A pesquisa se baseia em metodologias ativas de aprendizagem e na teoria da aprendizagem significativa, com ênfase no protagonismo do aluno e na contextualização do conteúdo. Conclui-se que o ensino da probabilidade, quando ligado ao cotidiano dos estudantes, contribui para uma aprendizagem mais engajada e para a construção de um pensamento crítico e reflexivo. |
| Abstract: | The teaching of probability is essential for developing logical reasoning and decision-making skills, both in school settings and in everyday life. This study proposes the analysis and application of teaching methods that use everyday situations and school contexts as starting points for learning probabilistic concepts. Probability, used in mathematics to quantify uncertainty, can be approached more meaningfully when integrated into students’ real-life experiences. The proposal employs real-world contexts such as weather forecasting, games of chance, and health risk analysis to make concepts more relatable to students’ lives. Furthermore, the study suggests pedagogical practices involving educational games, investigative activities, concrete materials, and simulations, aiming not only at conceptual understanding but also at the development of problem-solving skills. The research is based on active learning methodologies and the theory of meaningful learning, emphasizing student protagonism and content contextualization. It concludes that teaching probability through students’ everyday experiences promotes more engaged learning and fosters the development of critical and reflective thinking. |
| Palavras-chave: | Probabilidade Contextualização Aprendizagem Significativa Cotidiano Ensino de Matemática |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Natureza |
| Programa: | Licenciatura em Matemática |
| Citação: | SOUSA, Gabriel Batista Alves de; ALMEIDA, Renata Mickaelly Lima. Ensino de probabilidade através de situações do cotidiano e contextos escolares. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2823 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCN - Licenciatura em Matemática (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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