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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRost, Isis Diana-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2021-11-09T14:02:51Z-
dc.date.issued2021-08-29-
dc.identifier.citationROST, Isis Diana. Navilouca ReVista. 2021. 322 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/282-
dc.description.resumoNavilouca é uma das publicações mais cultuadas e menos estudadas da época da imprensa alternativa e da contracultura no Brasil. Organizada por Torquato Neto e Waly Sailormoon (como ele assinava) em 1972, foi pensada em número único e reunia uma “turma da pesada”, como se dizia na época, todos voltados para o universo das experimentações e fusões artísticas que tomavam corpo no momento, modificando padrões estéticos e desafiando os cânones da literatura e das artes. Este ensaio propõe uma apresentação da Navilouca, ressaltando sua capacidade de reunir vertentes diversas no campo comum da invenção. Destacamos duas tríades como "medula e osso" deste projeto: a tríade Concreta (Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari), e o que denominamos tríade Experimental (Hélio Oiticica, Torquato Neto e Waly Sailormoon). O caminho escolhido é trabalhar a complexidade da revista através da crítica literária, nunca procurando propriamente explicar a Navilouca, mas sim explorar seus elementos textuais e visuais de forma a ressaltar provocações pertinentes ainda hoje.por
dc.description.abstractNavilouca Magazine is one of the most admired and least studied publications from the time of the alternative press and counterculture in Brazil. Organized by Torquato Neto and Waly Sailormoon (as he signed it) in 1972, it was conceived as a single number and brought together a "heavy gang", as they said at the time, all focused on the universe of artistic experimentations and fusions that took shape at the time, changing aesthetic standards and challenging the literary canons and the arts. This essay proposes a presentation of the Navilouca Magazine, highlighting its ability to bring together diverse strands in the common field of the invention. We highlight two triads as "marrow and bone" of this project: the Concrete triad (Haroldo and Augusto de Campos and Décio Pignatari), and what we call the Experimental triad (Hélio Oiticica, Torquato Neto and Waly Sailormoon). The chosen path is to work on the complexity of the magazine through literary criticism, never really trying to explain Navilouca, but to explore its textual and visual elements in order to highlight pertinent provocations even todayeng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-11-09T14:02:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 16682951 bytes, checksum: e07150a2fc08486abd3773fbf4645eda (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T14:02:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 16682951 bytes, checksum: e07150a2fc08486abd3773fbf4645eda (MD5) Previous issue date: 2021-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContracultura brasileirapor
dc.subjectRevistas de invençãopor
dc.subjectNaviloucapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleNavilouca ReVistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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