???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/284
Tipo do documento: Dissertação
Título: Por uma antologia poética piauiense de recepção infantil e juvenil: reendereçando textos para o leitor em formação
Autor: Santos, Antônia Ellen Alves dos
Primeiro orientador: Magalhães, Maria do Socorro Rios
Primeiro membro da banca: Silva, Joseane Maia Santos
Segundo membro da banca: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Resumo: O propósito desta dissertação é investigar na obra poética de autores da literatura piauiense a existência de poemas que possam ser reendereçados ao leitor criança e jovem. Para a consecução desse objetivo, busca-se apreender, por meio do estudo da crítica literária aplicada à poesia infantil e juvenil, os elementos temáticos e formais que possibilitam a caracterização desse gênero e, também, reunir um conjunto de poemas dos autores selecionados a fim de analisá-los à luz das especificidades inerentes à poesia destinada ao público mirim e jovem, sinalizando a sua adequação para tais receptores. Este trabalho se desenvolve por meio de uma pesquisa bibliográfica analítica procurando destacar os componentes estruturais do texto poético infantil e juvenil. Para tanto, o estudo se ancora nos estudos de Averbuck (1982), Pondé (1985), Bordini (1991), Sorrenti (2007), Aguiar e Ceccantini (2012), e de muitos outros pesquisadores do tema em questão. O corpus de investigação é composto por 17 textos poéticos dos autores a saber: Martins Napoleão, H. Dobal, Francisco Miguel de Moura, Elmar Carvalho, Climério Ferreira, William Melo Soares e Graça Vilhena. Verificam-se, nos textos cotejados, elementos que viabilizam a percepção artística da linguagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, criatividade e expressão da subjetividade do leitor em formação.
Abstract: The purpose of this work is to investigate the existence of poems in the piauiense literature that can be enjoyed by children and young reader. To achieve this goal, we seek to grasp the thematic and formal elements of infantile and juvenile poetry . Then, we select a set of poems and analyzed according to the peculiarities of poetry for children and young people in order to justify their suitability for such readers. This work was developed through an analytical bibliography search to highlight the uniqueness of poetry intended for children and young people. We base this proposal on studies published by Averbuck (1982), Pondé (1985), Bordini (1991), Sorrenti (2007), Aguiar and Ceccantini (2012), and many others searchers of the subject in question. The corpus was composed of poems by each author as follows: Martins Napoleão, H. Dobal, Francisco Miguel de Moura, Elmar Carvalho, Climério Ferreira, William Melo Soares and Graça Vilhena. We identified in the texts elements that enable the artistic perception of language, enabling the development of language skills, creativity and expression of subjectivity of child and young readers.
Palavras-chave: Leitor infantil
Leitor juvenil
Textos poéticos
Autores piauienses
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Santos, Antônia Ellen Alves dos. Por uma antologia poética piauiense de recepção infantil e juvenil: reendereçando textos para o leitor em formação. 2014. 113 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/284
Data de defesa: 12-Sep-2014
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdf786,97 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação.pdf187,95 kBAdobe PDFDownload/Open Preview
Ficha Catalográfica.pdf28,08 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.