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Tipo do documento: Monografia
Título: Intertextualidade temática: o diálogo entre Vidas Secas e Torto Arado
Autor: Leal, Cecilia dos Santos
Primeiro orientador: Vieira, Rita Alves
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral analisar de que maneira a intertextualidade temática entre os romances Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, evidencia os mecanismos de silenciamento, marginalização social e resistência dos sujeitos subalternos. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, analítica e descritiva, fundamentada nos estudos de Kristeva (1974), Foucault (1979), Bakhtin (2006), Fiorin (2005) e outros, com o intuito de compreender como a linguagem — ou sua negação — atua como ferramenta de poder e também de resistência simbólica. Entre os objetivos específicos estão: apresentar os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade; examinar o papel da linguagem e da escrita nas estruturas de poder; e discutir o impacto da educação linguística na formação dos sujeitos marginalizados. A análise textual das obras demonstrou que, apesar da distância temporal, ambas partilham de uma crítica social contundente às desigualdades históricas no Brasil, revelando como o silêncio e a exclusão podem ser reconfigurados como formas de reexistência. O estudo conclui pela importância da literatura enquanto espaço de denúncia e visibilização das vozes silenciadas, afirmando seu papel político e formador.
Abstract: This monograph aims to analyze how thematic intertextuality between the novels Vidas Secas, by Graciliano Ramos, and Torto Arado, by Itamar Vieira Junior, highlights the mechanisms of silencing, social marginalization, and resistance of subaltern subjects. The research follows a qualitative, analytical, and descriptive approach, grounded in the studies of Kristeva (1974), Foucault (1979), Bakhtin (2006), Fiorin (2005), among others, seeking to understand how language—or its denial—functions both as a tool of power and as a means of symbolic resistance. The specific objectives include: presenting the concepts of intertextuality and interdiscursivity; examining the role of language and writing within power structures; and discussing the impact of linguistic education on the formation of marginalized subjects. The textual analysis of the works showed that, despite the temporal distance, both share a strong social critique of historical inequalities in Brazil, revealing how silence and exclusion can be reconfigured as forms of re-existence. The study concludes by emphasizing the importance of literature as a space for denouncing and giving visibility to silenced voices, affirming its political and formative role.
Palavras-chave: Intertextualidade
Silenciamento
Literatura e Poder
Exclusão Social
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: LEAL, Cecilia dos Santos. Intertextualidade temática: o diálogo entre Vidas Secas e Torto Arado. 2025. 57 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2868
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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