| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2904| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Importância do ensino de sociologia para a lei 10.639/03: uma educação antirracista |
| Autor: | Pereira, Laira Milena da Silva ![]() |
| Primeiro orientador: | Sousa, L.M |
| Primeiro membro da banca: | Alves de Sousa, Lílian Gabriella C.B |
| Segundo membro da banca: | Rocha, Roberto Alvares |
| Resumo: | RESUMO Este trabalho analisa a importância da Sociologia no Ensino Médio para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Partindo da constatação de que persistem desafios significativos na efetivação desta legislação, investiga-se de que maneira o arcabouço teórico-metodológico das Ciências Sociais pode contribuir para uma educação antirracista. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o estudo discute os avanços e limites da lei, os obstáculos relacionados à formação docente e aos materiais didáticos, e a interface entre as competências da BNCC e o ensino de Sociologia. Conclui-se que a disciplina se configura como ferramenta fundamental para desnaturalizar o racismo e promover o reconhecimento da diversidade étnico racial, sendo sua consolidação no currículo escolar estratégica para a efetivação dos objetivos da Lei 10.639/03. |
| Abstract: | ABSTRACT High School for the implementation of Brazilian Law No. 10.639/2003, which mandates the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. Acknowledging the persistent challenges in enforcing this legislation, the study investigates how the theoretical and methodological framework of Sociology can contribute to anti-racist education. Through bibliographical and documentary research, the paper discusses the law’s progress and limitations, the obstacles related to teacher training and teaching materials, and the interface between the competencies outlined in the BNCC (National Common Curricular Base) and the teaching of Sociology. It concludes that this discipline is a fundamental tool for deconstructing racism and promoting the recognition of ethnic-racial diversity, with its consolidation in the school curriculum being strategic for achieving the objectives of Law 10.639/2003. |
| Palavras-chave: | Lei 10.639/2003 Ensino de Sociologia Educação Antirracista BNCC Relações Étnico-raciais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Sociais |
| Citação: | PEREIRA, Laira Milena. Importância do ensino de sociologia para a implementação da lei 10.639/03: educação antirracista. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso . (Licenciatura em Ciências Sociais) Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2904 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Ciências Sociais (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Conclusão de Curso Completa.pdf | 389,35 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

