Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Ana Carolina Ferreira-
dc.contributor.advisor1Torres, José Wanderson Lima-
dc.date.accessioned2021-12-07T14:04:45Z-
dc.date.issued2021-07-09-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Carolina Ferreira. De Lewis Carroll à Disney: adaptação e ideologia em Alice no País das Maravilhas (1951). 2021. 90 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/292-
dc.description.resumoAlice no país das maravilhas é um romance escrito em 1865, por Lewis Carroll, que aborda a história de Alice, uma menina de sete anos de idade e suas aventuras em um lugar chamado País das Maravilhas. Em 1951, a produtora Disney adaptou a obra para o cinema de animação sob a direção de Hamilton Luske, Wilfred Jackson e Clyde Geronomi. As obras aqui apresentadas nos permitem discutir sobre adaptação cinematográfica, cinema de animação, aspectos narrativos e ideológicos. Assim, nosso objetivo geral é analisar como ocorre o diálogo entre a obra Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll e a adaptação para a animação de 1951, produzida pela Disney. E os objetivos específicos são: discutir sobre os conceitos de adaptação e animação; discorrer sobre a obra Alice no país das maravilhas e sua adaptação cinematográfica; e analisar os aspectos narrativos e ideológicos da obra e da adaptação produzida pela Disney. Utilizamos como aporte teórico sobre adaptação e animação autores como Hutcheon (2006), Lucena Júnior (2011), Crafton (1993), Nogueira (2010), dentre outros. Observamos ainda temas como ideologia e a influência das concepções ideológicas da produtora Disney baseados em Chauí (2013) e Solomon (1989). O presente trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, valendo-se do método crítico-analítico e comparativo. Para a análise, optamos por comparar os aspectos narrativos existentes nas obras objeto deste estudo, levando em consideração os processos as transformações pressupostas no ato da adaptação, bem como aspectos ideológicos que subjazem às duas narrativas.por
dc.description.abstractAlice in Wonderland is a novel written in 1865 by Lewis Carroll, which covers the story of Alice, a seven-year-old girl and her adventures in a place called Wonderland. In 1951, Disney adapted the work for animated film under the direction of Hamilton Luske, Wilfred Jackson and Clyde Geronomi. The works presented here allow us to discuss about film adaptation, animated cinema, narrative and ideological aspects. Thus, our overall goal is to analyze how the dialogue between Lewis Carroll's Alice in Wonderland and the adaptation for the 1951 Disney animation takes place. And the specific objectives are: to discuss the concepts of adaptation and animation; talk about alice in wonderland and its film adaptation; and analyze the narrative and ideological aspects of the work and adaptation produced by Disney. We use as theoretical contribution on adaptation and animation authors such as Hutcheon (2006), Lucena Júnior (2011), Crafton (1993), Nogueira (2010), among others. We also observed themes such as ideology and the influence of the ideological conceptions of the Disney production company based in Chauí (2013) and Solomon (1989). The present work was developed through a qualitative research, using the criticalanalytical and comparative method. For the analysis, we chose to compare the narrative aspects existing in the works object of this study, taking into account the processes of gains and losses, as well as ideological aspects that underlie the two narratives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-12-07T14:04:45Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1260261 bytes, checksum: 98056040a7ee37d76d43b481f8a11111 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 735280 bytes, checksum: 2e93308f7a27148791d3bff35eca2203 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-07T14:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1260261 bytes, checksum: 98056040a7ee37d76d43b481f8a11111 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 735280 bytes, checksum: 2e93308f7a27148791d3bff35eca2203 (MD5) Previous issue date: 2021-07-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectAnimaçãopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleDe Lewis Carroll à Disney: adaptação e ideologia em Alice no País das Maravilhas (1951)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf718,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.