Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thayssa Araújo-
dc.contributor.advisor1Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva-
dc.date.accessioned2025-12-15T12:31:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Thayssa Araújo. Ludicidade na educação infantil: impactos do uso de recursos pedagógicos no desenvolvimento integral das crianças. 2025. 61 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2934-
dc.description.resumoO uso de práticas lúdicas na Educação Infantil tem se mostrado essencial para promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. O brincar, enquanto atividade natural e espontânea da infância, revela-se como uma poderosa ferramenta pedagógica capaz de enriquecer as experiências educativas e fortalecer vínculos afetivos e sociais. Considerando essa perspectiva, este estudo tem como objetivo geral: investigar como o uso de recursos pedagógicos lúdicos influencia no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, abrangendo aspectos sociais, cognitivos, emocionais e motor, e como objetivos específicos: evidenciar de que maneira a ludicidade contribui para o desenvolvimento emocional promovendo a autoestima e autonomia; analisar os efeitos da ludicidade no aspecto social das crianças observando a evolução em habilidades como a interação e cooperatividade; identificar as dificuldades enfrentadas na implementação de atividades lúdicas na educação infantil incluindo questões da falta de recursos e infraestrutura inadequadas; e compreender os impactos de atividade lúdicas no desenvolvimento motor das crianças. O estudo tem como problema de pesquisa: Quais impactos o uso de recursos pedagógicos lúdicos reflete no desenvolvimento integral de crianças da educação infantil na cidade de Ipiranga do Piauí? Na metodologia utilizamos a abordagem qualitativa, sendo que inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos como: Jean Piaget (1971), Lev Vygotsky (1998), Tizuko Morchida Kishimoto (2017), Rau (2013), dentre outros. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumento o questionário, aplicado a 06 professoras das Pré escolas Mãe Celé e Maricas Lopes, em Ipiranga do Piauí - Piauí. Com a análise dos dados coletados podemos inferir que o uso de recursos pedagógicos lúdicos na Educação Infantil, se torna um indispensável aliado para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos como o social, cognitivo, motor e emocional.por
dc.description.abstractThe use of playful practices in Early Childhood Education has proven to be essential for promoting the comprehensive development of children, encompassing physical, cognitive, emotional, and social aspects. Play, as a natural and spontaneous activity of childhood, proves to be a powerful pedagogical tool capable of enriching educational experiences and strengthening emotional and social bonds. Considering this perspective, this study has the general objective of investigating how the use of playful pedagogical resources in early childhood education influences the comprehensive development of children, covering social, cognitive, emotional, and motor aspects, and the specific objectives of: highlighting how playfulness contributes to emotional development by promoting self-esteem and autonomy; analyzing the effects of playfulness on the social aspect of children by observing the evolution of skills such as interaction and cooperation; identifying the difficulties faced in its implementation of playful activities in early childhood education, including issues of lack of resources and inadequate infrastructure; and to understand the impacts of playful activities on children's motor development. The study's research problem is: What impacts do the use of playful pedagogical resources have on the overall development of children in early childhood education in the city of Ipiranga do Piauí? The methodology used a qualitative approach, initially conducting a bibliographic research based on scholars such as Jean Piaget (1971), Lev Vygotsky (1998), Tizuko Morchida Kishimoto (2017), Rau (2013), among others. For data collection, we used a questionnaire, applied to six teachers from the Mãe Celé and Maricas Lopes preschools in Ipiranga do Piauí - Piauí. From the analysis of the collected data, we can infer that the use of playful pedagogical resources in Early Childhood Education becomes an indispensable ally for the integral development of children covering aspects such as social, cognitive, motor, and emotional.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thayssa Silva (thayssaaraujosilva@aluno.uespi.br) on 2025-12-13T22:38:13Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 2370173 bytes, checksum: 6551bebe62c96b5a4eca74a14142d3bc (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 173317 bytes, checksum: d15bd0a395c05de95be0d684bee96bc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-15T12:31:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 2370173 bytes, checksum: 6551bebe62c96b5a4eca74a14142d3bc (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 173317 bytes, checksum: d15bd0a395c05de95be0d684bee96bc0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T12:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 2370173 bytes, checksum: 6551bebe62c96b5a4eca74a14142d3bc (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 173317 bytes, checksum: d15bd0a395c05de95be0d684bee96bc0 (MD5) Previous issue date: 2025-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectRecursos Pedagógicospor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento Integralpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLudicidade na educação infantil: impactos do uso de recursos pedagógicos no desenvolvimento integral das criançaspor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.