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Tipo do documento: Artigo
Título: Avaliação da aprendizagem e a primeira infância: significados atribuídos pelos docentes que atuam na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning and early childhood: meanings attributed by teachers working in early childhood education
Autor: Carvalho, Eduardo de Sousa
Primeiro orientador: Lima, Maria Carmem Bezerra
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a avaliação na Educação Infantil, compreendida como um processo contínuo e sensível. A pesquisa parte da premissa de que avaliar é observar, escutar e interpretar, com intencionalidade, os percursos individuais e coletivos das crianças. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como as professoras da Educação Infantil concebem a avaliação da aprendizagem na primeira infância, buscando compreender suas práticas, e desafios enfrentados no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada com quatro professoras da Educação Infantil em uma instituição pública localizada no município de Ipiranga do Piauí. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, que permitiram identificar as dificuldades, suas concepções e os métodos que utilizam para acompanhar o desenvolvimento das crianças. A fundamentação teórica do trabalho baseou-se em autores que discutem a avaliação sob uma perspectiva crítica e humanizada. Entre eles, destacam-se Hoffmann (2015), Drumond (2018), Luckesi (1994, 2001, 2012), Luckesi (2008) e os documentos oficiais como RCNEI (1998). BCNCC (2017). Os resultados revelaram que, embora as professoras compreendam a avaliação como processo contínuo e voltado ao desenvolvimento, ainda enfrentam dificuldades relacionadas à sistematização dos registros, à formação e às exigências institucionais. Este estudo contribui para o debate sobre a avaliação na primeira infância e aponta para a necessidade de investimentos em formação, valorização profissional e políticas educacionais. Sugere-se, ainda, a realização de novas pesquisas que aprofundem a relação entre avaliação e planejamento pedagógico.
Abstract: This study focuses on assessment in Early Childhood Education, understood as a continuous and sensitive process. The research is based on the premise that assessment involves observing, listening to, and intentionally interpreting the individual and collective paths of children. The general objective of the research was to investigate how early childhood education teachers conceive of learning assessment in early childhood, seeking to understand their practices and the challenges they face in their daily school life. This is a qualitative, exploratory research study conducted with four early childhood education teachers in a public institution located in the municipality of Ipiranga do Piauí. The instrument used for data collection was a questionnaire composed of open and closed questions, which allowed the identification of difficulties, their conceptions, and the methods they use to monitor children's development. The theoretical framework of the study was based on authors who discuss assessment from a critical and humanized perspective. Among them are Hoffmann (2015), Drumond (2018), Luckesi (1994, 2001, 2012), Luckesi (2008) and official documents such as RCNEI (1998) and BCNCC (2017). The results revealed that, although the teachers understand assessment as a continuous and development-oriented process, they still face difficulties related to the systematization of records, training, and institutional requirements. This study contributes to the debate on assessment in early childhood and points to the need for investment in training, professional development, and educational policies. Further research is suggested to deepen the relationship between assessment and pedagogical planning.
Palavras-chave: Avaliação
Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: CARVALHO, Eduardo de Sousa. Avaliação da aprendizagem e a primeira infância: significados atribuídos pelos docentes que atuam na Educação Infantil. 2025. 35 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí , Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2945
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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