Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorColaço, Cleanne Nayara Galiza-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diógenes Buenos Aires de-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:07:44Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationCOLAÇO, Cleanne Nayara Galiza. Estórias sem luz elétrica, de Ondjaki: infâncias, oralidades e imaginários. 2021. 120 f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/294-
dc.description.resumoA pesquisa tem como propósito examinar, com base nas relações entre a Literatura e a História, as convergências e divergências, as representações da infância e as complexidades que envolvem a literatura infantil e juvenil, a presença da tradição oral e suas construções imagéticas na escrita de Ondjaki, a partir de Estórias sem luz elétrica, trilogia composta pelas obras: A bicicleta que tinha bigodes (2012), Uma escuridão bonita (2015) e O convidador de pirilampos (2018). A investigação percorre as dimensões da História e Política de Angola e o seu entrelace com a literatura angolana, sobretudo no recorte da literatura infantil e juvenil, no qual é possível identificar elementos que a pontuam como, a produção literária angolana voltada para as crianças e jovens, que promove rompimentos dos paradigmas em relação às concepções universalizantes da literatura infantil e juvenil. O estudo é de caráter bibliográfico, privilegia as análises do corpus entre si, na busca de evidenciar a valorização da produção literária para a juventude (crianças e jovens), a composição dessa literatura com personagens infantis no contexto pós independência de Angola, aos quais são presentes na trilogia, as infâncias e memórias imbricadas com o contexto sócio-histórico de Angola, como também o livro como materialidade para as construções dos imaginários do leitor. As questões teóricas da pesquisa são fundamentadas em Jenkins (2014), Hunt (2010), Mourão (1978; 2007), Macêdo (2008), Guelengue (2014), Padilha (2011), Bosi (2003), Mata (2006), Nikolajeva; Scott (2011) dentre outras.por
dc.description.abstractThe research has the proposal to examine based on the relations between Literature and History, with its convergences and divergences, the representations of childhood and the complexities that involve children's and youth literature, the presence of oral tradition and its imagery constructions in Ondjaki's writing, from Estórias sem luz elétrica, trilogy composed of works A bicicleta que tinha bigodes (2012), Uma escuridão bonita (2015) and O convidador de pirilampos (2018). The research goes through the dimensions of The History and Politics of Angola and its interlace with Angolan literature, especially in the clipping of children's and youth literature, in which it is possible to identify elements that point out how Angolan literary production aimed at children and young people promotes disruptions of paradigms in relation to the universalizing conceptions of children's and youth literature. The study of bibliographic character privileges the analyses of the corpus among themselves, in the search to highlight the valorization of literary production for youth (children and young people), the composition of this literature with children's characters in the post-conflict context, present in the trilogy, the childhoods and memories imbricated with the sociohistorical context of Angola and the book as materiality for the constructions of the reader's imaginaries. The theoretical questions of the research will be based on Jenkins (2014), Hunt (2010), Mourão (1978; 2007), Macêdo (2008), Guelengue (2014), Padilha (2011), Bosi (2003), Mata (2006), Nikolajeva; Scott (2011) and among other.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-02-15T14:07:44Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1574190 bytes, checksum: 48c8f3ec3e597acb25a177670ffbbab8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 840035 bytes, checksum: bacdc7fd8b5afd7ca568527e416e06c2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T14:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1574190 bytes, checksum: 48c8f3ec3e597acb25a177670ffbbab8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 840035 bytes, checksum: bacdc7fd8b5afd7ca568527e416e06c2 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura angolanapor
dc.subjectLiteratura juvenilpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleEstórias sem luz elétrica, de Ondjaki: infâncias, oralidades e imagináriospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Autorização820,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.