| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2956| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A relação entre fluência e compreensão leitora no ensino fundamental |
| Autor: | Silva, Maria Ivonilde Santos ![]() |
| Primeiro orientador: | Ramos, Norma Suely Campos |
| Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Silvana Silva da |
| Segundo membro da banca: | Carvalho, Anna Glyds Alves Melo |
| Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar a relação de interdependência entre o desenvolvimento da fluência e a aquisição da compreensão leitora no contexto do Ensino Fundamental. O estudo é motivado pela crise de proficiência leitora no Brasil, evidenciada pelo aumento alarmante de pré-leitores e analfabetos funcionais nos dados de avaliações externas (SAEB/CAEd). Ancorado em uma pesquisa bibliográfica que explora a Concepção da Leitura e o Modelo de Dupla Rota, este trabalho argumenta que a fluência é a condição facilitadora para a compreensão. A fluência é definida pelos seus componentes de Precisão, Velocidade e Prosódia (Vieira, 2019). O domínio desses componentes leva à automatização da decodificação por meio do uso eficiente da Rota Lexical, o que é crucial para liberar a capacidade cognitiva do leitor. Com a decodificação automatizada, o leitor consegue direcionar sua atenção e seus recursos mentais para a mobilização de estratégias de alto nível – como inferir, monitorar a coerência e sintetizar o texto –, conforme as diretrizes de Isabel Solé (1998). O estudo conclui que a ausência do desenvolvimento pleno da fluência atua como um obstáculo cognitivo que impede a aplicação eficaz das estratégias, travando o acesso ao significado pleno e crítico do texto. Portanto, o investimento no ensino explícito da fluência e de suas estratégias é um desafio didático urgente e fundamental para garantir a proficiência leitora. Palavras-chave: Fluência Leitora; Compreensão Textual; Rotas de Leitura; Estratégias de Leitura; Educação Básica. |
| Abstract: | The present course completion paper (TCC) aims to analyze the interdependent relationship between the development of fluency and the acquisition of reading comprehension in the context of Basic Education. The study is motivated by the reading proficiency crisis in Brazil, evidenced by the alarming increase in pre-readers and functional illiterates in external assessment data (SAEB/CAEd).Anchored in bibliographic research that explores the Conception of Reading and the Dual-Route Model, this work argues that fluency is the facilitating condition for comprehension. Fluency is defined by its components: Accuracy, Speed, and Prosody (Vieira, 2019). The mastery of these components leads to the automatization of decoding through the efficient use of the Lexical Route, which is crucial for liberating the reader's cognitive capacity. With automated decoding, the reader can direct their attention and mental resources toward mobilizing high-level strategies—such as inferring, monitoring coherence, and synthesizing the text—in accordance with Isabel Solé (1998) guidelines. The study concludes that the absence of the full development of fluency acts as a cognitive obstacle that prevents the effective application of strategies, blocking access to the full and critical meaning of the text. Therefore, investment in the explicit teaching of fluency and its strategies is an urgent and fundamental didactic challenge for ensuring reading proficiency. Keywords: Reading Fluency; Text Comprehension; Reading Routes; Reading Strategies; Basic Education. |
| Palavras-chave: | Fluência Leitora Compreensão Textual Rotas de Leitura Estratégias de Leitura Educação Básica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SILVA, Maria Ivonilde Santos. A relação entre fluência e compreensão leitora no ensino fundamental. 2025. 66 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2956 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 29,5 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

