| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2968| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | O papel da ludicidade na educação infantil: a aprendizagem através do ato brincar |
| Autor: | Carvalho, Layse Moura |
| Primeiro orientador: | Nascimento, Kely-Anee de Oliveira |
| Primeiro membro da banca: | Evêncio, Kátia Maria de Moura |
| Segundo membro da banca: | Luz, Thaizi Helena Barbosa e Silva |
| Resumo: | O estudo apresenta o papel da ludicidade na Educação Infantil, com ênfase no ato de brincar como recurso pedagógico para a formação plena da criança. Teve como objetivo geral investigar de que forma a ludicidade, inserida nas sequências didáticas elaboradas pelos professores da Educação Infantil da rede municipal de Picos-PI, contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de campo. O trabalho fundamentou se em alguns autores como Kishimoto (2005), Bardin (1977), Gil (2002; 2008), Lüdke e André (1986), Targa et al. (2023) e Sousa (2023). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante em duas escolas do município de Picos-PI, sendo analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a ludicidade contribui de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças, além de fortalecer a criatividade, a autonomia e o vínculo com a escola. Verificou-se que o brincar promove aprendizagens significativas, desperta o interesse pela leitura, estimula a curiosidade e favorece a interação. Constatou-se, ainda, que o planejamento docente e a formação continuada configuram fatores determinantes para potencializar o uso do lúdico em sala de aula. Conclui-se que a ludicidade constitui uma prática pedagógica indispensável na Educação Infantil, ao tornar o ato de brincar em uma estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | The study presents the role of playfulness in Early Childhood Education, with emphasis on the act of playing as a pedagogical resource for the full formation of the child. The general objective was to investigate how playfulness, inserted in the didactic sequences elaborated by the teachers of Early Childhood Education of the municipal network of Picos-PI, contributes to the learning and integral development of children. To this end, a basic research was carried out, with a qualitative, descriptive and field approach. The work was based on some authors such as Kishimoto (2005), Bardin (1977), Gil (2002; 2008), Lüdke and André (1986), Targa et al. (2023) and Sousa (2023). The data were collected through semi-structured interviews and participant observation in two schools in the city of Picos-PI, being analyzed following the content analysis technique. The results showed that playfulness contributes significantly to the cognitive, emotional, social and motor development of children, in addition to strengthening creativity, autonomy and the bond with school. It was found that playing promotes meaningful learning, arouses interest in reading, stimulates curiosity and favors interaction. It was also found that teacher planning and continuing education are determining factors to enhance the use of the playful in the classroom. It is concluded that playfulness is an indispensable pedagogical practice in Early Childhood Education, by transforming the act of playing into an effective strategy in the teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Educação Infantil Ludicidade Brincar Desenvolvimento Integral Prática Pedagógica |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | CARVALHO, Layse Moura. O papel da ludicidade na educação infantil: a aprendizagem através do ato brincar. 2025. 25 f. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2968 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | Trabalho de conclusão de curso - Layse Moura Carvalho | 290,29 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
