???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tôrres, Francisco Láryos Lima | - |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Filho, Feliciano José | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:34:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-06 | - |
dc.identifier.citation | TÔRRES, Francisco Láryos Lima. Várias variáveis: uma leitura semiótica em canções de A Revolta dos Dândis (1987), do Engenheiros do Hawaii. 2021. 135 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/296 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo central analisar cinco canções da banda Engenheiros do Hawaii, presentes no álbum A Revolta dos Dândis, de 1987, todas compostas por Humberto Gessinger. Como objetivos específicos, buscou-se conceituar o gênero canção e o termo cancionista, bem como discutir sobre a trajetória do grupo e da composição da obra. Para contemplar tais objetivos, recorreu-se às teses da semiótica da canção de Luiz Tatit (2001, 2002, 2007), principal base teórica do trabalho. Outros autores e estudos que circundam a ciência dos signos relevantes na construção da pesquisa foram: Greimas (2011), Hjelmslev (2003), Barros (2005) e Fiorin (2000), para compreender o percurso gerativo de sentido e os outras noções da semiótica; Piva (1990) e Oliveira (2002), para entender sobre a relação da música com outras formas artísticas e culturais, tal qual a literatura; Perrone (2008), Torres (2014) e Wisnik (1989) que, ao lado de Tatit e sua semiótica voltada aos estudos musicais, subsidiaram as análises das canções frente a um arsenal de terminologias que auxiliam nesta leitura, considerando os elementos culturais que também lhes atribuem sentidos. O trabalho partiu da hipótese de que as composições desta obra do Engenheiros do Hawaii são engendradas mediante a constantes compatibilizações entre melodia e letra. Sob essa fusão, as unidades verbais e musicais, em simbiose, reforçam os sentidos propostos conjuntamente, contemplando o principal ponto de investigação deste trabalho bibliográfico, além de constatar a eficácia do método de leitura da semiótica da canção. | por |
dc.description.abstract | This research aims centrally to analyze five songs by the band Engenheiros do Hawaii, present on the album A Revolta dos Dândis (1987), all composed by Humberto Gessinger. As specific objectives, we sought to conceptualize the song genre and the song-based term, as well as discuss the trajectory of the group and the composition of the work. To contemplate these objectives, the thesis of the semiotics of Luiz Tatit's song (2001, 2002, 2007), the main theoretical basis of the work. Other authors and studies that surround the science of the relevant signs in the construction of the research were: Greimas (2011), Hjelmslev (2003), Barros (2005), and Fiorin (2000), to understand the geractive path of meaning and other senses of semiotics; Piva (1990) and Oliveira (2002), to understand about the relationship between music and other artistic and cultural forms, just like the literature; Perrone (2008), Torres (2014) and Wisnik (1989) who, alongside Tatit and his semiotics focused on musical studies, supported the analysis of the songs in front of an arsenal of terminologies that help in this reading, considering the cultural elements that also attribute meanings to them. The work started from the hypothesis that the compositions of this work of the Engineers of Hawaii are engendered through constant compatibilizations between melody and lyrics. Under this fusion, the verbal and musical units, in symbiosis, reinforce the meanings proposed together, contemplating the main point of investigation of this bibliographic work, besides verifying the effectiveness of the method of reading the semiotics of the song. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-02-15T14:34:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1211298 bytes, checksum: 805a561e5b95f04ef3b857049e976aae (MD5) Francisco.pdf: 677132 bytes, checksum: 8fc87c62e8711e910d1f0acb6eb2312d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-15T14:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1211298 bytes, checksum: 805a561e5b95f04ef3b857049e976aae (MD5) Francisco.pdf: 677132 bytes, checksum: 8fc87c62e8711e910d1f0acb6eb2312d (MD5) Previous issue date: 2021-09-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas e Letras | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Semiótica da canção | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
dc.title | Várias variáveis: uma leitura semiótica em canções de A Revolta dos Dândis (1987), do Engenheiros do Hawaii | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | 1,18 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview | |
Termo de Publicação | 661,26 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.