Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTôrres, Francisco Láryos Lima-
dc.contributor.advisor1Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:34:20Z-
dc.date.issued2021-09-06-
dc.identifier.citationTÔRRES, Francisco Láryos Lima. Várias variáveis: uma leitura semiótica em canções de A Revolta dos Dândis (1987), do Engenheiros do Hawaii. 2021. 135 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/296-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central analisar cinco canções da banda Engenheiros do Hawaii, presentes no álbum A Revolta dos Dândis, de 1987, todas compostas por Humberto Gessinger. Como objetivos específicos, buscou-se conceituar o gênero canção e o termo cancionista, bem como discutir sobre a trajetória do grupo e da composição da obra. Para contemplar tais objetivos, recorreu-se às teses da semiótica da canção de Luiz Tatit (2001, 2002, 2007), principal base teórica do trabalho. Outros autores e estudos que circundam a ciência dos signos relevantes na construção da pesquisa foram: Greimas (2011), Hjelmslev (2003), Barros (2005) e Fiorin (2000), para compreender o percurso gerativo de sentido e os outras noções da semiótica; Piva (1990) e Oliveira (2002), para entender sobre a relação da música com outras formas artísticas e culturais, tal qual a literatura; Perrone (2008), Torres (2014) e Wisnik (1989) que, ao lado de Tatit e sua semiótica voltada aos estudos musicais, subsidiaram as análises das canções frente a um arsenal de terminologias que auxiliam nesta leitura, considerando os elementos culturais que também lhes atribuem sentidos. O trabalho partiu da hipótese de que as composições desta obra do Engenheiros do Hawaii são engendradas mediante a constantes compatibilizações entre melodia e letra. Sob essa fusão, as unidades verbais e musicais, em simbiose, reforçam os sentidos propostos conjuntamente, contemplando o principal ponto de investigação deste trabalho bibliográfico, além de constatar a eficácia do método de leitura da semiótica da canção.por
dc.description.abstractThis research aims centrally to analyze five songs by the band Engenheiros do Hawaii, present on the album A Revolta dos Dândis (1987), all composed by Humberto Gessinger. As specific objectives, we sought to conceptualize the song genre and the song-based term, as well as discuss the trajectory of the group and the composition of the work. To contemplate these objectives, the thesis of the semiotics of Luiz Tatit's song (2001, 2002, 2007), the main theoretical basis of the work. Other authors and studies that surround the science of the relevant signs in the construction of the research were: Greimas (2011), Hjelmslev (2003), Barros (2005), and Fiorin (2000), to understand the geractive path of meaning and other senses of semiotics; Piva (1990) and Oliveira (2002), to understand about the relationship between music and other artistic and cultural forms, just like the literature; Perrone (2008), Torres (2014) and Wisnik (1989) who, alongside Tatit and his semiotics focused on musical studies, supported the analysis of the songs in front of an arsenal of terminologies that help in this reading, considering the cultural elements that also attribute meanings to them. The work started from the hypothesis that the compositions of this work of the Engineers of Hawaii are engendered through constant compatibilizations between melody and lyrics. Under this fusion, the verbal and musical units, in symbiosis, reinforce the meanings proposed together, contemplating the main point of investigation of this bibliographic work, besides verifying the effectiveness of the method of reading the semiotics of the song.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-02-15T14:34:20Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1211298 bytes, checksum: 805a561e5b95f04ef3b857049e976aae (MD5) Francisco.pdf: 677132 bytes, checksum: 8fc87c62e8711e910d1f0acb6eb2312d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-15T14:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1211298 bytes, checksum: 805a561e5b95f04ef3b857049e976aae (MD5) Francisco.pdf: 677132 bytes, checksum: 8fc87c62e8711e910d1f0acb6eb2312d (MD5) Previous issue date: 2021-09-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSemiótica da cançãopor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleVárias variáveis: uma leitura semiótica em canções de A Revolta dos Dândis (1987), do Engenheiros do Hawaiipor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação661,26 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.