| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2977| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | A relação professor aluno na construção do conhecimento escolar: um estudo bibliográfico |
| Autor: | Pereira, Maria das Graças de Sousa |
| Primeiro orientador: | Moura, Ana Luiza Floriano de |
| Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação professor/aluno na construção do conhecimento escolar. A pesquisa tem base bibliográfica, onde se fez um levantamento de diversos autores, além de vários artigos sobre essa temática. Apresenta, nessa perspectiva, os seguintes objetivos específicos: dialogar acerca das contribuições da Didática na relação professor-aluno; conhecer a relação docente-discente na perspectiva dos objetivos educacionais. O presente estudo realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica, por meio de autores como: Libâneo (2011); Leite (2006); Vasconcelos (2003); Freire (1981), entre outros. Nesse contexto, o estudo propõe que a relação do professor-aluno ocorra de forma satisfatória com seus alunos, de acordo com as orientações e mediação na construção do conhecimento. Assim, a pesquisa contribui para o entendimento como é funcionamento dessa relação no ambiente escolar e compreender qual o desenvolvimento desses no que se refere a esse conhecimento. |
| Abstract: | This work aims to reflect on the teacher–student relationship in the construction of school knowledge. The research is based on a bibliographical review, which involved a survey of several authors as well as multiple articles on this topic. From this perspective, it presents the following specific objectives: to discuss the contributions of Didactics to the teacher–student relationship, and to understand the teacher–learner relationship from the standpoint of educational objectives. The present study was conducted through bibliographical research, drawing on authors such as Libâneo (2011), Leite (2006), Vasconcelos (2003), Freire (1981), among others. In this context, the study proposes that the teacher–student relationship should occur in a satisfactory manner, grounded in appropriate guidance and mediation in the construction of knowledge.Thus, the research contributes to understanding how this relationship functions in the school environment and to comprehending the development of those involved with respect to this knowledge. |
| Palavras-chave: | Relação Professor-Aluno Conhecimento Escola |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | PEREIRA, Maria das Graças de Sousa. A relação professor aluno na construção do conhecimento escolar: um estudo bibliográfico. 2023. 22 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Oeiras, 2023. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2977 |
| Data de defesa: | 2023 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Possidônio Queiroz – OEIRAS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | Relação professor aluno na construção do conhecimento escolar | 333,3 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
