| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2981Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Borges, Maria Lanaya Pinheiro | - |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Francilvana Maria Siqueira de | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Conceição de Maria Bezerra da | - |
| dc.contributor.referee2 | Castelo Branco, Aluiso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-19T12:06:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Maria Lanaya Pinheiro. Bibliotecário como agente de inclusão: as práticas de acessibilidade para pessoas com deficiência em bibliotecas universitárias. 2025. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2981 | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o papel do bibliotecário na inclusão de pessoas com deficiência nas bibliotecas universitárias, enfatizando a importância da mediação informacional acessível e das práticas institucionais voltadas à democratização do acesso ao conhecimento. Inicialmente, aborda-se a acessibilidade como direito assegurado pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e como elemento indispensável para a participação plena de todos os estudantes no contexto acadêmico. Na sequência, apresenta-se o bibliotecário como agente estratégico de inclusão, com atribuições que envolvem a adaptação de materiais, a orientação aos usuários, o uso de tecnologias assistivas e a promoção de ambientes acolhedores. A literatura evidencia que a formação continuada desses profissionais é essencial para o atendimento adequado às demandas específicas de usuários com deficiência, uma vez que sua atuação influencia diretamente a autonomia e a permanência desses estudantes nas universidades. O estudo também destaca os principais desafios enfrentados pelas bibliotecas universitárias, tais como a falta de capacitação institucional, a limitação de recursos, a presença de barreiras atitudinais e a implementação desigual das políticas públicas de inclusão. De acordo com diferentes autores, como por exemplo Sassaki e Targino, a consolidação de práticas inclusivas depende tanto da eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e tecnológicas quanto da transformação cultural da comunidade acadêmica. Conclui-se que o fortalecimento da atuação do bibliotecário, aliado a políticas institucionais consistentes, é fundamental para a construção de bibliotecas verdadeiramente inclusivas, capazes de assegurar igualdade de oportunidades, participação plena e acesso democrático à informação para pessoas com deficiência. | por |
| dc.description.abstract | This study analyzes the role of librarians in promoting the inclusion of persons with disabilities in university libraries, emphasizing the importance of accessible informational mediation and institutional practices aimed at democratizing access to knowledge. It first discusses accessibility as a right guaranteed by the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (Law No. 13.146/2015) and as an essential condition for the full participation of all students in the academic context. The librarian is then presented as a strategic agent of inclusion, with responsibilities that involve adapting materials, assisting users, implementing assistive technologies, and fostering welcoming environments. The literature indicates that the continuous training of these professionals is essential to adequately meet the specific needs of users with disabilities, as their work directly influences these students’ autonomy and permanence in higher education. The study also highlights the main challenges faced by university libraries, including limited institutional training, scarce resources, attitudinal barriers, and uneven implementation of public inclusion policies. According to authors such as Sassaki and Targino, the consolidation of inclusive practices depends not only on eliminating physical, communicational, and technological barriers but also on promoting cultural transformation within the academic community. The study concludes that strengthening librarians’ professional practices, combined with consistent institutional policies, is fundamental for building truly inclusive libraries capable of ensuring equal opportunities, full participation, and democratic access to information for persons with disabilities. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria lanaya Pinheiro BORGES (marialanaynaborges@aluno.uespi.br) on 2025-12-18T16:25:24Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 354187 bytes, checksum: 0887e8a739f8b9642720f5dfe02d335e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 221463 bytes, checksum: db29d6bda90a5b314191bc08aa85ea96 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-19T12:06:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 354187 bytes, checksum: 0887e8a739f8b9642720f5dfe02d335e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 221463 bytes, checksum: db29d6bda90a5b314191bc08aa85ea96 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-19T12:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 354187 bytes, checksum: 0887e8a739f8b9642720f5dfe02d335e (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 221463 bytes, checksum: db29d6bda90a5b314191bc08aa85ea96 (MD5) Previous issue date: 2025-12-04 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Sociais Aplicadas | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Bacharelado em Biblioteconomia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Inclusão | por |
| dc.subject | Biblioteca Universitária | por |
| dc.subject | Acessibilidade | por |
| dc.subject | Pessoa com Deficiência | por |
| dc.subject | Bibliotecário | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | por |
| dc.title | Bibliotecário como agente de inclusão: as práticas de acessibilidade para pessoas com deficiência em bibliotecas universitárias | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 345,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
