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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Clarelice Maria da Conceição-
dc.contributor.advisor1Silva, Fabrícia Gomes da-
dc.date.accessioned2025-12-22T13:29:15Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Clarelice Maria da Conceição. A relação entre práticas de letramento na perspectiva do desenvolvimento cognitvo de crianças na primeira infância. 2025. 22 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2998-
dc.description.resumoO letramento, compreendido como prática social que ultrapassa a mera decodificação da linguagem escrita, desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças na primeira infância. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar estudos recentes que abordem a relação entre práticas de letramento e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância, com ênfase nas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utilizou como base de dados a Scientific Electronic Library Online (SciELO), considerando artigos publicados entre 2023 e 2025. A seleção dos estudos foi realizada a partir dos descritores letramento, funções cognitivas e educação infantil, resultando na análise de três artigos científicos. Os resultados evidenciam que práticas de letramento significativas, especialmente aquelas mediadas por interações sociais, literatura infantil e experiências dialógicas, contribuem para o desenvolvimento de funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, imaginação e pensamento crítico. Além disso, os achados indicam que a efetivação do letramento depende da articulação entre práticas pedagógicas contextualizadas, mediação docente e ambientes educacionais favoráveis, sendo influenciada por fatores sociais, culturais e estruturais. Conclui-se que o letramento, quando compreendido como fenômeno sociocultural e político, constitui-se em instrumento essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a redução de desigualdades educacionais desde os primeiros anos de vida.por
dc.description.abstractLiteracy, understood as a social practice that goes beyond the mere decoding of written language, plays a fundamental role in the cognitive development of children in early childhood. In this sense, this study aimed to analyze recent studies that address the relationship between literacy practices and cognitive development in early childhood, with emphasis on reading and writing skills. The research is characterized as qualitative and used the Scientific Electronic Library Online (SciELO) as a database, considering articles published between 2023 and 2025. The selection of studies was carried out based on the descriptors literacy, cognitive functions and early childhood education, resulting in the analysis of three scientific articles. The results show that significant literacy practices, especially those mediated by social interactions, children's literature and dialogic experiences, contribute to the development of cognitive functions such as attention, memory, language, imagination and critical thinking. In addition, the findings indicate that the effectiveness of literacy depends on the articulation between contextualized pedagogical practices, teacher mediation and favorable educational environments, being influenced by social, cultural and structural factors. It is concluded that literacy, when understood as a sociocultural and political phenomenon, constitutes an essential instrument for the integral development of the child and for the reduction of educational inequalities from the first years of life.por
dc.description.provenanceSubmitted by Clarelice Lima (clarelicemariadaclima@aluno.uespi.br) on 2025-12-21T14:33:55Z No. of bitstreams: 2 TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 306773 bytes, checksum: 166e23c9b6d445aee1a894eec18e07f0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-preenchido. UESPI 21-12.pdf: 178848 bytes, checksum: 1375d78da354bb5199db22a9d2cef0cf (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Curadoria Digital Biblioteca Central (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-12-22T13:29:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 306773 bytes, checksum: 166e23c9b6d445aee1a894eec18e07f0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-preenchido. UESPI 21-12.pdf: 178848 bytes, checksum: 1375d78da354bb5199db22a9d2cef0cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-22T13:29:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TRABALHO CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 306773 bytes, checksum: 166e23c9b6d445aee1a894eec18e07f0 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-preenchido. UESPI 21-12.pdf: 178848 bytes, checksum: 1375d78da354bb5199db22a9d2cef0cf (MD5) Previous issue date: 2025-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPrimeira Infânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA relação entre práticas de letramento na perspectiva do desenvolvimento cognitvo de crianças na primeira infânciapor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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