Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2998
Tipo do documento: Artigo
Título: A relação entre práticas de letramento na perspectiva do desenvolvimento cognitvo de crianças na primeira infância
Autor: Lima, Clarelice Maria da Conceição
Primeiro orientador: Silva, Fabrícia Gomes da
Resumo: O letramento, compreendido como prática social que ultrapassa a mera decodificação da linguagem escrita, desempenha papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças na primeira infância. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar estudos recentes que abordem a relação entre práticas de letramento e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância, com ênfase nas habilidades de leitura e escrita. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utilizou como base de dados a Scientific Electronic Library Online (SciELO), considerando artigos publicados entre 2023 e 2025. A seleção dos estudos foi realizada a partir dos descritores letramento, funções cognitivas e educação infantil, resultando na análise de três artigos científicos. Os resultados evidenciam que práticas de letramento significativas, especialmente aquelas mediadas por interações sociais, literatura infantil e experiências dialógicas, contribuem para o desenvolvimento de funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, imaginação e pensamento crítico. Além disso, os achados indicam que a efetivação do letramento depende da articulação entre práticas pedagógicas contextualizadas, mediação docente e ambientes educacionais favoráveis, sendo influenciada por fatores sociais, culturais e estruturais. Conclui-se que o letramento, quando compreendido como fenômeno sociocultural e político, constitui-se em instrumento essencial para o desenvolvimento integral da criança e para a redução de desigualdades educacionais desde os primeiros anos de vida.
Abstract: Literacy, understood as a social practice that goes beyond the mere decoding of written language, plays a fundamental role in the cognitive development of children in early childhood. In this sense, this study aimed to analyze recent studies that address the relationship between literacy practices and cognitive development in early childhood, with emphasis on reading and writing skills. The research is characterized as qualitative and used the Scientific Electronic Library Online (SciELO) as a database, considering articles published between 2023 and 2025. The selection of studies was carried out based on the descriptors literacy, cognitive functions and early childhood education, resulting in the analysis of three scientific articles. The results show that significant literacy practices, especially those mediated by social interactions, children's literature and dialogic experiences, contribute to the development of cognitive functions such as attention, memory, language, imagination and critical thinking. In addition, the findings indicate that the effectiveness of literacy depends on the articulation between contextualized pedagogical practices, teacher mediation and favorable educational environments, being influenced by social, cultural and structural factors. It is concluded that literacy, when understood as a sociocultural and political phenomenon, constitutes an essential instrument for the integral development of the child and for the reduction of educational inequalities from the first years of life.
Palavras-chave: Letramento
Desenvolvimento Cognitivo
Educação Infantil
Primeira Infância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: LIMA, Clarelice Maria da Conceição. A relação entre práticas de letramento na perspectiva do desenvolvimento cognitvo de crianças na primeira infância. 2025. 22 f. Artigo (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2998
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf299,58 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.