Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/29
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Lucélia de Sousa-
dc.contributor.advisor1Fernandes, Fabrício Flores-
dc.date.accessioned2016-09-02T14:26:41Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucélia de Sousa. Tempo, memória e ditadura militar: vozes da geração pós-AI-5 em O fantasma de Luís Buñuel. 2015. 91 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras - PROLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/29-
dc.description.resumoNeste trabalho analisam-se os aspectos do tempo, da memória e do contexto histórico-social do período da Ditadura e pós-Ditadura Militar na obra O fantasma de Luis Buñuel, de Maria José Silveira. O romance tematiza a violência sofrida por diversos sujeitos durante o período da Ditadura Militar no Brasil, bem como suas consequências. A pesquisa busca compreender como marcas traumáticas das ações do período de Ditadura civil-militar são representadas na coletividade figurada na obra (geração após o Ato Institucional nº 5) e estudar de que maneira o contexto sócio-histórico do romance é inserido como elemento na unidade significativa, da composição estético-literária da narrativa. Nesse aspecto, pauta-se nas ideias de Georg Lukács (2000) em relação ao surgimento do romance moderno; e de Bakhtin (2010a; 2010b) e Candido (2006a; 2006b; 2011;), na análise dos elementos externos da sociedade que entram na composição do romance. Além disso, buscam-se evidenciar os fatores internos da composição da ficção, tais como o autor, a posição do narrador, o tempo e o espaço como elementos significativos na construção do romance. Para a fundamentação das hipóteses sobre esses tópicos, tornam-se fundamentais as postulações de Bakhtin, Adorno (2003) e Friedman (2002), cujos trabalhos orientam uma investigação desses elementos na construção ficcional. Em relação à representação da memória, identifica-se na obra um duplo movimento: as recordações individuais são construída sem contraponto às coletivas. Nesse sentido, as reflexões de Maurice Halbwachs (1990), Izquierdo (2002), Pollak (1992) e Ricoeur (2007) são mobilizadas para a discussão.por
dc.description.abstractIn this work, we analyze aspects of time, memory and historical-social context during and after military dictatorship in the text Luis Buñuel’s ghost, by Maria José Silveira. The novel deals with violence suffered by diverse subjects during Military Dictatorship in Brazil, as well as with its consequences. The research tries to understand how traumatic marks derived from actions from the civil-military dictatorship are represented in the collectivity presented in the text (post Number 5 Institutional Act generation) and to study the way in which the novel social-historical context is inserted as an element in the meaningful unit of the narrative aesthetic-literary composition. In this aspect, this research is based on the ideas of Georg Lukács (2000) in which concerns the modern novel appearance; and of Bakhtin (2010a; 2010b) and Candido (2006a; 2006b; 2011 ;), in the analysis of society external elements that are part of the novel composition. Besides, we seek to highlight the internal factors of fiction composition, such as author, narrator‟s position, time and space as meaningful elements in the novel construction. For the hypothesis foundation on those topics it is fundamental to deal with the postulations of Bakhtin, Adorno (2003) and Friedman (2002), whose works guide an investigation of such elements in the fictional construction. In which concerns representation, it is possible to identify in the text a double movement: the individual memories are built contrasting the collective ones .In such a sense, reflections of Maurice Halbwachs (1990), Izquierdo (2002), Pollak (1992) and Ricoeur (2007) are also used for thee discussion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-09-02T14:26:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTACAO - Lucelia de Sousa Almeida.pdf: 2209282 bytes, checksum: 47aa41e46013901a4f77bdfe8f74bb55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-02T14:26:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTACAO - Lucelia de Sousa Almeida.pdf: 2209282 bytes, checksum: 47aa41e46013901a4f77bdfe8f74bb55 (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTempopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectDitadura Militarpor
dc.subjectO Fantasma de Luis Buñuelpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleTempo, memória e ditadura militar: vozes da geração pós-AI-5 em O fantasma de Luís Buñuelpor
dc.title.alternativeTime, memory and military dictatorship: voices of post-AI-5 generation in the ghost of Luis Buñueleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo2,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons