Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Ana Paula da Silva-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Hemerson Cassiano de-
dc.contributor.referee1Lima, Lucas Ramos Costa-
dc.contributor.referee2Conceição, Gonçalo Mendes da-
dc.date.accessioned2022-05-10T13:01:58Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.citationFREIRE, Ana Paula da Silva. Utilização de plantas medicinais como ferramenta no ensino de botânica em uma escola do ensino médio, Pedro II, Piauí, Brasil. 2019. 134 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/306-
dc.description.resumoNo ensino de biologia a botânica é uma das áreas que apresenta maior dificuldade de compreensão de conteúdos pelos alunos, sendo muitas vezes abordada em sala de aula de forma desvinculada da realidade da escola e da comunidade, resumindo-se em aulas expositivas. Os espaços não formais de ensino contribuem para a construção contextualizada dos conhecimentos, possibilitando abordar os conteúdos de botânica de forma mais prática. As plantas medicinais se tornaram uma importante ferramenta no ensino de botânica, pois permitem que sejam trabalhados os conhecimentos científicos e populares e possibilitam uma abordagem interdisciplinar. Este trabalho teve como objetivo analisar a utilização de plantas medicinais da horta medicinal e da trilha ecológica no ensino de botânica, no 2º e 3º ano do ensino médio de uma escola, localizada no município de Pedro II, Piauí, Brasil. Na realização desse trabalho foi utilizado os fundamentos da pesquisa qualitativa-quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de questionários, um aplicado antes da realização das atividades propostas (pré-teste) e outro após a abordagem prática (pós-teste). A análise qualitativa dos dados da pesquisa foi realizada através da técnica de análise de conteúdo. Para a análise quantitativa os dados foram analisados por intermédio de procedimentos da estatística descritiva, através do cálculo das frequências relativas das respostas dadas, sendo apresentados em porcentagens. Para a realização das ações foi realizada aula prática na horta medicinal da escola, aula de campo na trilha ecológica, aula prática com confecção de uma coleção de exsicatas e carpoteca e apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar. Através da análise do questionário pré-teste foi possível verificar que os alunos participantes da pesquisa possuíam conhecimentos prévios sobre plantas medicinais e que o tema é considerado interessante e faz parte do cotidiano. Após o desenvolvimento das aulas práticas utilizando as plantas medicinais houve um aumento do número de respostas completas e corretas baseadas no questionário pós-teste aplicado aos alunos. Verificou-se que os alunos participaram ativamente do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos que foram abordados e que o estudo da botânica utilizando as plantas medicinais, tornou-se mais estimulante, valorizando os saberes populares e possibilitando a associação entre teoria e prática.por
dc.description.abstractIn teaching biology, botany is one of the areas that presents the greatest difficulty for students to comprehend. It is often approached in the classroom in a way that is not related to the reality of the school and the community, instead it is summarized in lectures. Non-formal teaching spaces contribute to the contextual construction of knowledge, making it possible to approach botanical contents in a more practical way. Medicinal plants have become an important tool in the teaching of botany, since they allow the scientific and popular knowledge to be worked out and enable an interdisciplinary approach. The objective of this work was to analyze the use of medicinal plants in the medicinal garden and the ecological trail to teach botany during the 2nd and 3rd years of high school located in the municipality of Pedro II, Piauí, Brazil. In the accomplishment of this work, the foundations of qualitative-quantitative research were used. The data was obtained from questionnaires, one applied before the proposed activities (pre-test) and another after the practical (post-test) approach. The qualitative analysis of the research data was performed through the content analysis technique. For the quantitative analysis, the data was analyzed by means of descriptive statistic procedures. This was done by calculating the relative frequencies of the answers given. This was presented as percentages. The teachings were done using a practical class in the medical garden of the school, field class in the ecological trail, and a practical class that created a collection of pressed plants and a collection of fruit and seeds to present to the school community. Through the analysis of the pre-test questionnaire it was possible to verify that the students participating in the research had previous knowledge about medicinal plants, that the theme was considered interesting, and was a part of daily life. After the development of the practical classes using medicinal plants, there was an increase in the number of complete and correct answers based on the post-test questionnaire given to the students. It was verified that the students participated actively in the teachings, learned the process of the contents that were approached, and that the study of botany using medicinal plants became more stimulating. This increased the value of the popular knowledge and made possible the association between theory and practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-05-10T13:01:58Z No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 5138964 bytes, checksum: d891d1097a659870668ebecac9bf6009 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 26534 bytes, checksum: 638e93e5c20015d658fc2575bbb757e8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 443908 bytes, checksum: 86108188c9c74553ec5b1027683f3668 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-10T13:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação Completa.pdf: 5138964 bytes, checksum: d891d1097a659870668ebecac9bf6009 (MD5) Ficha Catalográfica.pdf: 26534 bytes, checksum: 638e93e5c20015d658fc2575bbb757e8 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 443908 bytes, checksum: 86108188c9c74553ec5b1027683f3668 (MD5) Previous issue date: 2019-07-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlantas medicinaispor
dc.subjectEnsino de botânicapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleUtilização de plantas medicinais como ferramenta no ensino de botânica em uma escola do ensino médio, Pedro II, Piauí, Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfDissertação Completa5,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdfFicha Catalográfica25,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de PublicaçãoTermo de Autorização433,5 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.