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http://localhost:8080/tede/handle/tede/319
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A leitura de notícias em textos impressos e digitais: um estudo de caso com leitores de diferentes níveis de letramento |
Autor: | Santos, Thaísa Renata Bacelar dos |
Primeiro orientador: | Gomes, Francisco Wellington Borges |
Resumo: | O avanço das tecnologias digitais aponta para uma multiplicidade de modos de ler. Não basta apenas dominar o código alfanumérico, é necessário ser letrado para exercer práticas sociais de linguagem nos diferentes contextos e fazer uso dos mais diversos recursos semióticos em ambientes impressos e digitais. Desse modo, a leitura é um processo de apropriação de sentidos que ocorre na prática interativa concernente ao encontro entre leitor, autor e contexto. Essa relação compreende diferentes leitores, com diferentes níveis de letramento e que traçam suas próprias estratégias de leitura para compreensão dos textos. Considerando a temática do letramento e os estudos que vêm sendo realizados na área de leitura voltados para o novo contexto social e tecnológico, esta pesquisa investiga a relação entre leitura e letramento em texto noticioso, nos ambientes impresso e digital, a partir da identificação dos processos de leitura e das estratégias cognitivas usadas pelo leitor por meio das habilidades básicas de leitura voltadas para o processamento lexical, processamento sintático e pelas inferências de acordo com os níveis de letramento/escolaridade. Esta investigação, de cunho qualitativo, constitui-se em um estudo de caso múltiplo composto por seis participantes com diferentes níveis de letramento (dois do ensino fundamental, dois do ensino médio e dois do ensino superior), categorizados em dois grupos a partir do critério de acesso às tecnologias digitais. Este trabalho se ampara teoricamente nos estudos de Street (1984), Soares (2002, 2003, 2016) e Kleiman (1995, 2016) com seus trabalhos voltados para o letramento; em Kleiman (1989, 2000, 2002); Kato (1995) e Leffa (1996) quanto à leitura e suas estratégias e em Coscarelli (1999, 2002, 2010, 2016) e Ribeiro (2003, 2008, 2018) pesquisando na área do letramento digital e da leitura no ciberespaço. Os instrumentos de coleta de dados foram os protocolos verbais e os testes cloze. Os resultados apontam que entre os participantes de mesmo nível de escolaridade/letramento não há diferenças entre ler no impresso e ler online, a postura e estratégias dos participantes não são determinadas pelo meio de leitura, mas pelas próprias carências e dificuldades quanto ao processo leitor individual, relacionados ao letramento escolar. As análises também indicam que a falta de conhecimento das ações necessárias ou habilidades digitais para navegarem no ambiente virtual não comprometeram, embora possam ter causado desconforto, no processamento da forma e do significado dos usuários da tela. Esse resultado mostra que as práticas de leitura, impressas e digitais, vão além de uma categorização pré-estabelecida e associam-se a vários fatores como a interação com o contexto social, cultural, escolar e acadêmico. Por fim, o estudo propõe ainda a reflexão quanto à necessidade de trabalhar a leitura como um todo divisível, mostrando ao leitor a importância das habilidades básicas desde o processamento lexical ao inferencial, a partir dos processamentos de leitura. A pesquisa também sugere a premência da familiaridade do leitor com a tecnologia digital, o conhecimento de recursos e preparo para execução de multiletramentos a fim de torná-lo independente e ativo em suas práticas letradas nos diversos ambientes de leitura. |
Abstract: | The advance of digital technologies suggests a multiplicity of reading modes. It is not sufficient just to master the alphanumeric code, it is necessary to be literate to exert social practices of language in distinct contexts, and employ the most diverse semiotic resources in both printed and digital environments. Thus, reading is a process of appropriation of meanings that happen in the interactive practice concerning the encounter between reader, author, and context. This relationship involves different readers, with distinct levels of literacy, who trace their own reading strategy for comprehending texts. Considering the theme of literacy and the studies that have been conducted in the field of reading related to the new social and technological context, this research investigates the relationship between reading and literacy in news text, in both digital and printed environment, from the identification of the reading process and the cognitive strategies employed by the reader through basic reading skills aimed to lexical processing, syntactic processing, and by inferences according to the levels of literacy/schooling. This investigation, of qualitative nature, consists of a multiple case study, comprised by six participants with distinct levels of literacy (two from primary school, two from high school, and two from university), categorized in two groups based on the criteria of access to digital technologies. This work is theoretically grounded on the studies of Street (1984), Soares (2002, 2003, 2016), and Kleiman (1995, 2016), in their works on literacy; on Kleiman's (1989, 2000, 2002), Kato's (1995), and Leffa's (1996) on reading and its strategies; and on Coscarelli’s (1999, 2002, 2010, 2016), and Ribeiro's (2003, 2008, 2018) researches in the field of digital literacy and reading in the cyberspace. Data collection instruments were the verbal protocols and the cloze tests. The results indicate that among participants of the same level of schooling/literacy there is no difference between reading in print or reading online. The posture and strategy of the participants are not determined by the reading mode, but by their own deficiencies and difficulties regarding individual process of reading concerning scholar literacy. The analysis also indicate that the lack of knowledge of the necessary actions or digital abilities to navigate in the virtual environment did not affect – although it may have caused discomfort – the processing of the form and the meaning of the users of the screen. This result shows that the practices of reading, printed or digital, go beyond a pre-established categorization and associate themselves with various factors like the interaction with the social, cultural, school, and academic contexts. Latly, this study suggests also a reflection about the necessity of working the reading as a divisible whole, showing to the reader the importance of basic abilities, from the lexic to the inferential processes, starting from the reading processing. It also highlights the necessity of the familiarity of the reader with the digital technology, the knowledge of the resources, and the ownership of multiliteracy to make it independent and active in their literate practices in the most diverse environments of reading. |
Palavras-chave: | Leitura Letramento |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | SANTOS, Thaísa Renata Bacelar dos. A leitura de notícias em textos impressos e digitais: um estudo de caso com leitores de diferentes níveis de letramento. 2020. 166 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/319 |
Data de defesa: | 10-Jun-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
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