Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/331
Tipo do documento: Dissertação
Título: Livros didáticos e o equilíbrio das componentes básicas para o ensino da matemática no tópico de logaritmo
Autor: Gomes, Paulo Roberto de Sousa
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto da
Resumo: Neste trabalho, analisou-se livros didáticos de Matemática do Ensino Médio selecionados por critérios e parâmetros comuns que permite indicar como "adequado"ou "inadequado" a abordagem do tópico de logaritmo tendo como base a principal ferramenta de análise: As Componentes Básicas para o Ensino da Matemática. Primeiramente, identi cou-se o quanto as Componentes Básicas se adequavam no julgamento em considerar um tópico da matemática como conhecimento escolar pertinente. Compartilhouse os mesmos parâmetros usados no livro "Exame de Textos"como um direcionador de sugestões a serem seguidas na análise dos livros didáticos no tópico de logaritmo. Além disso, independentemente das considerações quanto à adequação dos livros e em relação ao tópico de logaritmos e reconhecendo o livro como uma ferramenta didática a mais, foi proposto atividades de complementação naquele tópico classi cado como "necessário de um maior aprofundamento". Para tal, usou-se as Componentes Básicas e as propostas metodológicas abordadas para este objetivo. Nossas principais referências foram: [1], [40], [17], [18], [19] e [20].
Abstract: In this work, textbooks of High School Mathematics were analyzed selected by common criteria and parameters that allows to indicate the "adequate"or "inappropriate" the approach of the topic of logarithm based on the main analysis tool witch is The Basic Components for Teaching Mathematics First, it was identi ed how the Basic Components were suited in the judgment to consider a topic of mathematics as an pertinent school knowledge. The same parameters previous described were used in the book "Exame de textos"as a guideline for suggestions to be followed in analyzing the textbooks in the logarithmic topic. In addition, regardless of the provisions concerning the appropriateness of the books and in relation to the topic of logarithms and recognizing the book as an additional didactic tool, it was proposed to have complementary activities in that topic classi ed as necessary for a complementary study. For this purpose, we choice and delevopmented certain methodologic and the Basic Components in this paper. Our main references were:: [1], [40], [17], [18], [19] e [20].
Palavras-chave: Componentes básicas
Livros didáticos
Logaritmos
Ensino da matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: GOMES, Paulo Roberto de Sousa. Livros didáticos e o equilíbrio das componentes básicas para o ensino da matemática no tópico de logaritmo. 2018. 93 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/331
Data de defesa: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf4,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf647,96 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.