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Tipo do documento: Dissertação
Título: Intertextualidade ampla por alusão e esteriótipos na condução argumentativa em textos multimodais
Autor: Brandão, Elizandra Dias
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Primeiro membro da banca: Faria, Maria da Graça dos Santos
Segundo membro da banca: Matos, Janaica Gomes
Terceiro membro da banca: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Com o uso cada vez mais frequente de imagens na elaboração de textos, especialmente como recursos intertextuais, é possível observar a complexidade de leitura e compreensão desses textos de natureza multimodal. Associada a isso, a utilização de estereótipos na condução argumentativa como estratégia de textualização pode revelar uma relação entre o fenômeno da intertextualidade e a orientação argumentativa em tais construções. Nesse sentido, esta dissertação objetiva investigar de que forma os estereótipos e as marcas de intertextualidade amplas por alusão estão relacionados à condução argumentativa em textos multimodais. Trata-se de uma pesquisa fundamentada na Linguística Textual que tem como meta relacionar a presença de estereótipos e de marcas de intertextualidade amplas na condução argumentativa dos textos. Para esta investigação, estabelecemos um diálogo com: A abordagem da argumentação no discurso, proposta por Amossy (2010, 2018) e ( 2020), cujo conceito de estereótipo utilizamos em nossa investigação. Para as categorias de estudos sobre intertextualidade adotadas por Carvalho (2018), que enfoca a intertextualidade em sentido amplo; além de Matêncio e Ribeiro (2009) O corpus desta investigação é constituído por três (3) charges e dois (2) cartazes publicados originalmente na rede social Instagram, tomando como categorias de análises adaptações do quadro de classificação proposto por Carvalho (2018). Conforme as análises, corroboramos a tese de que a intertextualidade ampla por, alusão e os estereótipos são basilares para a condução argumentativa em textos multimodais. Os resultados evidenciam que essa significação dá-se pelo contexto, através do alcance dos propósitos linguageiros para se chegar ao projeto de dizer.
Abstract: With the increasingly frequent use of images in the elaboration of texts, especially as intertextual resources, the complexity of reading and understanding these texts of a multimodal nature is observed. Associated to that, the use of stereotypes in argumentative conduct as a textualization strategy can reveal a relationship between the phenomenon of intertextuality and the argumentative orientation in such constructions. This thesis aims, therefore, to investigate how stereotypes and broad intertextuality marks by allusion are related to the argumentative conduction in multimodal texts. The research is based on Textual Linguistics which central matter is to relate the presence of stereotypes and broad intertextuality marks in the argumentative conduct of texts. For this investigation, it has been established a dialogue with the approach of argumentation in discourse, proposed by R. Amossy (2010,2018), in addition to the categories of studies on intertextuality adopted by Carvalho (2018), which works on intertextuality in a broad sense, in addition to Matêncio e Ribeiro (2009) and Amossy (2010,2020) whose concept of stereotype has been used in our investigation. The corpus of this investigation consists of three (3) charges and two (2) posters, taken from the social network Instagram, considering as categories of analysis adaptations of the classification table proposed by Carvalho (2018). As proved by the analyzes, the broad intertextuality by allusion and the stereotypes are basic for the argumentative conduction in multimodal texts. The results show that this meaning is given by the context, through the range of the language purposes to reach the project of saying.
Palavras-chave: Argumentação
Esteriótipos
Intertextualidade
Multimodalidade
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: BRANDÃO, Elizandra Dias. Intertextualidade ampla por alusão e esteriótipos na condução argumentativa em textos multimodais. 2022. 74 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/333
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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