Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/342
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cordel aplicado à micologia no ensino médio |
Autor: | Souza, Vitor Santos de |
Primeiro orientador: | Parente, Márcia Percília Moura |
Primeiro membro da banca: | Machado, Roselis Ribeiro Barbosa |
Segundo membro da banca: | Sousa, Santina Barbosa de |
Terceiro membro da banca: | Rocha, Jose de Ribamar de Sousa |
Resumo: | Profissionais da educação buscam propostas e abordagens que visem melhorar a qualidade do ensino, a fim de formar indivíduos críticos. Nesse sentido, a produção de cordel como metodologia ativa, pode ser uma estratégia promissora, pois estimula a escrita e é de fácil produção, tornando-se uma ótima abordagem a ser utilizada, visto que possibilita que os estudantes se tornem protagonistas do processo de ensino. Outra vertente é a aplicação do viés investigativo para trazê-lo para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Esses meios são necessários para o ensino de biologia, especificamente para o campo da micologia, voltada para o ensino médio. Assim, objetivou-se analisar o cordel como metodologia ativa para a abordagem do conteúdo de micologia no ensino médio. A pesquisa foi de cunho quali-quantitativa e foi desenvolvida remotamente nas turmas do 1º e 2º Ano do ensino médio, utilizando-se as plataformas/aplicativos Google Meet e WhatsApp. Inicialmente foi averiguado o conhecimento prévio dos estudantes através das respostas dadas por eles diante da pergunta norteadora, e após a socialização e discussão a respeito do tema, foram lançadas várias situações problemas, nas quais os discentes tiveram que trazer suas hipóteses e conclusões a respeito do que foi abordado; depois foram confeccionados os cordéis com o auxílio de textos e vídeos (material de apoio) e , por último, houveram as apresentações pelos discentes de modo síncrono. Diante da participação dos discentes na pesquisa (elaboração dos cordéis e resoluções problemas), ficou evidente que o uso da literatura de cordel é um recurso didático eficiente para estimular o ensino aprendizagem de micologia e desse modo, pôde-se concluir que os alunos se tornaram protagonistas de sua aprendizagem, pois foram engajados e estimulados a pensar e refletir e, por conseguinte adquiriram pensamento crítico e formação técnico-científica. Nessa pesquisa foram produzidos dois produtos, a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) elaborada e uma coletânea composta pelos cordéis produzido pelos discentes, intitulado: “Micologia em cordel”. |
Abstract: | Education professionals seek proposals and approaches that aim to improve the quality of teaching in order to train critical individuals. In this sense, the production of cordel as an active methodology can be a promising strategy, as it stimulates the writing and is easy to produce, making it a great approach to use, as it allows them to become the center of the teaching process. Another aspect is the application of investigative bias to bring the student to the center of the teaching-learning process. These means are necessary for Biology teaching, specifically for the field of mycology, taught in high school. Thus, the goal was to analyze cordel as an active methodology for approaching the content of mycology in high school. The research was qualitative-quantitative and was developed remotely in the First and Second year of high school, using Google Meet and WhatsApp platforms/applications. Initially, we analyzed the background knowledge of the students through their answers to the guiding question, and after the socialization and discussions on the subject, several problem situations were proposed, in which the students had to bring their hypotheses and conclusions on the topic; then the cordels were made with the help of texts and videos (support material) and, finally, there were presentations by the students synchronously. In view of the students' participation in this research (preparation of the cordels and problem-solving), it was evident that the use of cordel literature is an efficient didactic resource to stimulate the teaching and learning of mycology. In this sense, it was possible to conclude that the students became the center of the learning process, as they were stimulated to think and reflect and, therefore, developed their critical thinking and technical-scientific training. In this research, two products were originated, the Investigative Teaching System (ITS) elaborated and a collection composed of the cordels produced by the students, entitled: “Mycology in cordel”. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Ensino por investigação Fungos |
Área(s) do CNPq: | BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS::MICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | SOUZA, Vitor Santos de. Cordel aplicado à micologia no ensino médio. 2022. 81 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/342 |
Data de defesa: | 6-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.