Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinho, Francimeire Gomes de-
dc.contributor.advisor1Vieira, Fábio José-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Francisca Carla Silva de-
dc.contributor.referee1Figueiredo, Luciano Silva-
dc.contributor.referee2Veloso, Caio-
dc.date.accessioned2022-09-19T13:44:40Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationPINHO, Francimeire Gomes de. Atividades investigativas no ensino dos temas/conteúdos de biologia: genética, evolução e ecologia. 2022. 206 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/343-
dc.description.resumoO presente trabalho busca pesquisar estratégias metodológicas ativas, que possam contribuir para Aprendizagem Significativa (AS) de Genética, Evolução e Ecologia, temas predominantes no currículo da terceira série da disciplina Biologia nas escolas de Ensino Médio (EM). Desse modo, versa das ideias prévias do aluno, que devem inter-relacionar com o conteúdo a ser ministrado, proporcionando-o a reorganização de sua estrutura cognitiva, gerando novos conceitos. A pesquisa foi apoiada em estudos e princípios facilitadores abordados na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), subsidiados por diferentes autores, além do seu criador, David Ausubel. Objetiva-se, com este estudo, analisar estratégias metodológicas que possam contribuir para AS de Biologia, de modo a considerar o desenvolvimento da autonomia e a construção de conhecimentos científicos por estudantes da terceira série do EM, a partir de uma intervenção educacional apoiada em metodologias ativas. Os resultados da análise quali-quantiva da pesquisa indicaram que as ações atitudinais do docente (mediação) e dos educandos (modo de aprender ao refletir e agir na elaboração de hipóteses) evidenciaram a mobilização de competências na aplicação e resolução das atividades investigativas. A constatação das concepções prévias dos estudantes ofereceu condições para o surgimento das interações discursivas destes, a partir do uso de evidências e explicações para justificarem conclusões e construírem novos saberes. Diante disso, as categorizações empregadas (aprendizagens atitudinais e procedimentais e modelo de Toulmin) facilitaram a visualização dos movimentos epistêmicos desenvolvidos no processo investigativo e constatação de aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal em um contexto de ensino remoto.por
dc.description.abstractThe present work seeks to research active methodological strategies that can contribute to Meaningful Learning (ML) of Genetics, Evolution and Ecology, predominant themes in the curriculum of the third grade of the Biology discipline in high schools (HS). In this way, it deals with the student's previous ideas, which must interrelate with the content to be taught, providing them with the reorganization of their cognitive structure, generating new concepts. The research will be supported by studies and facilitating principles addressed in the Theory of Meaningful Learning (TML), supported by different authors, in addition to its creator, David Ausubel. The objective of this study is to analyze methodological strategies that can contribute to ML in Biology, in order to consider the development of autonomy and the construction of scientific knowledge by students of the third grade of HS from an educational intervention supported by active methodologies. The results of the qualiquantitative analysis of the research indicated that the attitudinal actions of the teacher (mediation) and of the students (way of learning by reflecting and acting in the elaboration of hypotheses) evidenced the mobilization of competences in the application and resolution of investigative activities. The verification of the student's previous conceptions offered conditions for the emergence of their discursive interactions, based on the use of evidence and explanations to justify conclusions and build new knowledge. Therefore, the categorizations used (attitudinal and procedural learning and Toulmin's model) facilitated the visualization of the epistemic movements developed in the investigative process and the verification of conceptual, procedural and attitudinal learning in a remote teaching context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-19T13:44:40Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3161011 bytes, checksum: a26119bd46c8de77846705f22ef2194b (MD5) Termo de Publicação.pdf: 831594 bytes, checksum: 7b5071f00ef045e7995c8fbeffc37649 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-19T13:44:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 3161011 bytes, checksum: a26119bd46c8de77846705f22ef2194b (MD5) Termo de Publicação.pdf: 831594 bytes, checksum: 7b5071f00ef045e7995c8fbeffc37649 (MD5) Previous issue date: 2022-03-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleAtividades investigativas no ensino dos temas/conteúdos de biologia: genética, evolução e ecologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf812,1 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.