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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Maria de Fátima Guimarães-
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Luciano Silva-
dc.contributor.referee1Korndörfer, Carla Ledi-
dc.contributor.referee2Silva, Patrícia da Cunha Gonzaga-
dc.date.accessioned2022-09-20T14:03:47Z-
dc.date.issued2020-10-26-
dc.identifier.citationCRUZ, Maria de Fátima Guimarães. A vivência significativa e contextualizada do currículo de ciências da natureza/biologia na educação do campo. 2020. 90 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/344-
dc.description.resumoA luta por uma e ducação do e no c ampo surgiu com os anseios dos camponeses e movimentos sociais, sendo conceituada como a modalidade educacional voltada para a realidade vivenciada pelas pessoas do campo , sendo pautas de inúmeras discussões entre pesquisadores e especia listas que analisam o currículo e as metodologias utilizadas pelos professores /monitores para o ensino dos conteúdos, bem como a formação de profissionais que atuam na área. O presente trabalho teve como objetivo r elacionar a vivência do currículo de Ciências da Natureza/Bio logia com o currículo da E ducação do C ampo através dos aspectos culturais e ambientais da comunidade local. A investigação , de natureza quali qua n titativa se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo , realizada por meio de entrevista e aplicação de questionários com professores /monitores e alunos sobre as expectativas e dificuldades que en volvem a vivência do currículo. A pesquisa contou com a participação de 13 alunos do 3º a no do curso Técnico em Z oot e cni a, com faixa etária de 1 6 a 20 anos, residentes na zona rural e com um conhecimento maior da P edagogia da A lternância, pois estudam nesta modalidade desde o 1º ano do Ensino Médio . Além disso, f oram entrevistados 3 professores/monitores da área de Ciências da Natureza, com faixa etária entre 30 a 39 anos, todos com formação específica para a disciplina que ministram e pós graduação , porém sem formação em E ducação do C ampo. A formação de professores para atuarem na Educação do Campo acontece de forma precária, deixando brechas na efetivação das propostas, quando se diz respeito ao atendimento às pessoas no meio rural. Esta pesquisa poderá contribuir para uma reflexão dos professores/monitores, coordenadores e gestores em reconhecer que não basta apena s estar escrito nos documentos, é preciso uma efetivação das ações, o que exige uma busca constante de melhorias e de participação de toda comunidade.por
dc.description.abstractThe struggle for an education from and in the countryside arose with the wishes of peasants and social movements, being conceptualized as the educational modality focused on the reality experienced by countryside people, being the subject of numerous discussions between researchers and specialists who analyze the curriculum and methodologies used by teachers / monitors for teaching content, as well as training professionals working in the area. This work aimed to relate the experience of the Natural Sciences / Biology curriculum with the Rural Education curriculum through the cultural and environmental aspects of the local community. The qualitative and quantitative nature of investigation was developed through bibliographic and field research, carried out through interviews and questionnaires with teachers / monitors and students about the expectations and difficulties involved in the experience of the curriculum. The research had the participation of 13 students of the 3rd year of the Technical course in Zootechnics (aged 16 to 20 years old), living in the rural area with a greater knowledge of Pedagogy of Alternation, since they have studied in this modality since high school. In addition, 3 teachers / monitors in the area of Natural Sciences were interviewed (aged between 30 and 39 years), all with specific training for the discipline they teach and postgraduate studies, but without training in Rural Education. The training of teachers to work with Rural Education exists in a precarious way, leaving loopholes in the effectiveness of the proposals, when it comes to serving people in rural areas. This research may contribute to a reflection by teachers / monitors, coordinators and managers in recognizing that it is not enough just to be written in the documents, it is necessary to carry out the actions, which requires a constant search for improvements and participation of the whole community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-09-20T14:03:47Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2380511 bytes, checksum: 0f8813bdf290c423f59f043c46fd8bed (MD5) Termo de Publicação.pdf: 813350 bytes, checksum: 9a744a60f213ca4f46fdddb5b7137d12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T14:03:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 2380511 bytes, checksum: 0f8813bdf290c423f59f043c46fd8bed (MD5) Termo de Publicação.pdf: 813350 bytes, checksum: 9a744a60f213ca4f46fdddb5b7137d12 (MD5) Previous issue date: 2020-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectPolítica pública educacionalpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleA vivência significativa e contextualizada do currículo de ciências da natureza/biologia na educação do campopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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