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http://localhost:8080/tede/handle/tede/346
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação ambiental nas escolas: um instrumento de sensibilização para as questões ambientais de alunos do ensino médio |
Autor: | Moura, Luciane Maria Alves de |
Primeiro orientador: | Saleh, Emília Ordones Lemos |
Primeiro membro da banca: | Korndörfer, Carla Ledi |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Marcos da Cunha |
Resumo: | A escola é um lugar que favorece as discussões sobre o meio ambiente, as questões ambientais e as práticas da Educação Ambiental como instrumento de sensibilização de discentes do ensino Médio. O objetivo deste estudo foi realizar uma prática investigativa para avaliação e aprofundamento do conhecimento de jovens sobre as questões ambientais. O público-alvo foram 62 alunos do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Caxias - MA. A metodologia da pesquisa-ação norteou o trabalho. Os resultados do diagnóstico apontaram uma predominância das visões antropocêntrica e globalizante do meio ambiente, em uma das turmas, e das visões naturalista e globalizante na outra; cerca de metade dos alunos domina o conceito atual de Educação Ambiental. Os alunos foram capazes de identificar os problemas ambientais presentes no município e na escola e de relacioná-los à ação humana. A observação de imagens de paisagens naturais e construídas despertaram inúmeros sentimentos e sensações, com destaque para a associação de problemas ambientais aos sentimentos negativos. Numa trilha pela escola, os alunos identificaram várias questões ambientais e, a partir destas, levantaram hipóteses, discutiram e fizeram propostas de solução para aquelas mais urgentes, vivenciando assim uma atividade investigativa. Após a realização de entrevistas, verificou-se que os alunos gostaram da prática realizada, da divulgação dos resultados para a comunidade escolar e da concretização de algumas propostas. Eles adquiriram a convicção de que os problemas ambientais são oriundos da ação antrópica e adquirem proporções diferentes e também internalizaram a ideia de que eles mesmos são responsáveis pelos cuidados com o meio ambiente. A Educação Ambiental promove sensibilização, mas, nem todos ainda vivenciam o protagonismo e ação. Diante disso, acredita-se ser importante propor atividades de Educação Ambiental de forma contínua em todo o Ensino Básico, do Fundamental ao Médio. |
Abstract: | The school is a place that favors discussions about the environment, environmental issues and the practices of Environmental Education as an instrument to raise awareness among high school students. The aim of this study was to carry out an investigative practice to assess and deepen the knowledge of young people about environmental issues. The target audience was 62 students from the 2nd year of high school, from a state public school in the city of Caxias-MA. The action research methodology guided the work. The results of a diagnosis showed a predominance of the anthropocentric and globalizing views of the environment in one group and in the other, the naturalistic and globalizing views; approximately half of the students master the current concept of Environmental Education. The students were able to identify the environmental problems present in the municipality and the school and to relate them to human action. The observation of images of natural and built landscapes aroused countless feelings and sensations, with emphasis on the environmental problems associated with negative feelings. On a trail through the school, students identified several environmental issues, and from these they raised hypotheses, discussed and made proposals for solutions to the most urgent ones, thus experiencing an investigative activity. After the application of an interview, it was verified that the students liked the practice they participated in, the dissemination of results to the school community and the realization of some proposals. They were also convinced that environmental problems stem from human action and assume different proportions and internalized that they are also responsible for caring for the environment. Environmental Education promotes awareness, but not everyone is still experiencing to act or be a protagonist. Therefore, it is believed to be important to propose Environmental Education activities on a continuous basis throughout Basic Education, from Elementary to High School. |
Palavras-chave: | Meio ambiente Problemas ambientais Prática investigativa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | MOURA, Luciane Maria Alves de. A educação ambiental nas escolas: um instrumento de sensibilização para as questões ambientais de alunos do ensino médio. 2020. 142 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/346 |
Data de defesa: | 11-Sep-2020 |
Appears in Collections: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
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