Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/347
Tipo do documento: Dissertação
Título: Iniciação científica no ensino médio com abordagem na aprendizagem sobre HIV / AIDS
Autor: Ferreira, Afonso Flávio Borges
Primeiro orientador: Araújo, Maria de Fátima Veras
Primeiro coorientador: Silva, Mauro Roberto Biá da
Primeiro membro da banca: Araújo, Maria de Fátima Veras
Segundo membro da banca: Alves, Wellington dos Santos
Terceiro membro da banca: Matias, Mara Ramel de Sousa Silva
Quarto membro da banca: Silva, Mauro Roberto Biá da
Resumo: Introdução: o incentivo à iniciação científica na educação básica vem sendo discutido por educadores que consideram esta metodologia uma ferramenta importante no estímulo à pesquisa científica com os estudantes do ensino médio. No entanto, o método científico e o ensino por investigação não são usuais nas práticas pedagógicas da maioria dos professores e trazem muitos desafios à sua realização no âmbito escolar. Objetivos: buscou-se produzir uma sequência de ensino investigativa (SEI) orientadora de professores na iniciação científica de estudantes com enfoque na aprendizagem sobre HIV/AIDS, cujas etapas estão organizadas de maneira a possibilitar estudos sobre os princípios do método científico, prevenção, etiologia, clínica, epidemiologia do vírus, além da análise e discussão de dados científicos acerca do HIV/AIDS. Metodologia: para subsidiar a elaboração da SEI foram envolvidos na pesquisa quantitativa 32 estudantes do ensino médio de uma escola pública em Teresina, os quais foram questionados acerca dos seus conhecimentos sobre HIV/AIDS, sua compreensão sobre recursos didáticos e metodologias utilizadas pelos professores durante as aulas sobre o tema. Realizou-se uma palestra on-line com médico infectologista sobre AIDS a fim de conscientizá-los quanto às vulnerabilidades ao HIV. O levantamento de dados epidemiológicos sobre HIV/AIDS notificados em Teresina, entre os anos de 2015 a 2019, foi realizado por consulta ao DATASUS. Resultados e discussão: verificou-se na compreensão dos estudantes a prevalência do ensino tradicional entre os professores, o que não favorece a formação crítica e científica dos estudantes, foram identificadas inúmeras lacunas ou deficiências na aprendizagem quanto aos aspectos prevenção, etiologia e epidemiologia do HIV/AIDS, ficando evidenciada a necessidade de aprofundar estudos sobre o tema com os mesmos. Em relação ao levantamento dos casos de HIV/AIDS em Teresina verificou-se a ocorrência de 1005 casos de HIV no período estudado, sendo a maioria diagnosticados entre homens (74,5%), em pessoas pardas (65,4%), com faixa etária entre 20 e 39 anos (64,2%) e ensino fundamental incompleto. Além disso, os resultados serviram de subsídios para a elaboração de uma SEI sobre HIV/AIDS, uma cartilha digital educomunicativa e um blog intitulado “Previna-se AIDS”. Conclusão: na compreensão dos estudantes as metodologias aplicadas pelos professores não incentivam a investigação científica, o recurso didático mais utilizado é livro, os estudantes não se sentem atraídos pelas aulas e apresentam dificuldades de entendimento sobre diversos aspectos do HIV/AIDS, a maioria procura informações na internet ou televisão em detrimento aos professores e pais. Faz-se necessário a utilização de métodos didáticos inovadores, como as sequencias de ensino investigativas que podem favorecer aos professores promover a iniciação científica dos estudantes, conduzindo-os na busca autônoma por conhecimentos, melhorando a aprendizagem sobre HIV/AIDS e, consequentemente, minimizando as possíveis vulnerabilidades desses jovens à infecção pelo vírus HIV.
Abstract: Introduction: the incentive for scientific initiation in basic education has been discussed by educators who consider this methodology an important tool in stimulating scientific research with high school students. However, the scientific method and teaching by research are not usual in the pedagogical practices of most teachers and bring many challenges to their realization in the school context. Objectives: we sought to produce an investigative teaching sequence (ITS) guiding teachers in the scientific initiation of students with a focus on learning about HIV/AIDS, whose steps are organized in a way to enable studies on the principles of the scientific method, prevention, etiology , clinic, virus epidemiology, in addition to the analysis and discussion of scientific data about HIV/AIDS. Methodology: to support the elaboration of the ITS, 32 high school students from a public school in Teresina were involved in the quantitative research, who were questioned about their knowledge about HIV/AIDS, their understanding of teaching resources and methodologies used by teachers during classes on the topic. An online lecture was held with an infectious disease physician on AIDS in order to raise awareness about vulnerabilities to HIV. The survey of epidemiological data on HIV / AIDS reported in Teresina, between the years 2015 to 2019, was carried out in consultation with DATASUS. Results and discussion: in the understanding of students, the prevalence of traditional education among teachers was verified, which does not favor the critical and scientific training of students, numerous gaps or deficiencies in learning were identified in terms of HIV prevention, etiology and epidemiology of HIV/ AIDS, showing the need to deepen studies on the topic with them. Regarding the survey of HIV/AIDS cases in Teresina, there were 1005 cases of HIV in the period studied, with the majority being diagnosed among men (74.5%), in brown people (65.4%), with age group between 20 and 39 years (64.2%) and incomplete elementary school. In addition, the results served as subsidies for the elaboration of a ITS on HIV/AIDS, a digital educommunicative booklet and a blog entitled "Previna-se AIDS". Conclusion: in the understanding of students, the methodologies applied by teachers do not encourage scientific research, the most used teaching resource is a book, students are not attracted to classes and have difficulties in understanding about various aspects of HIV/AIDS, most of them are looking for information on the internet or television to the detriment of teachers and parents. It is necessary to use innovative teaching methods, such as investigative teaching sequences that can favor teachers to promote students' scientific initiation, leading them in the autonomous search for knowledge, improving learning about HIV/AIDS and, consequently, minimizing the possible vulnerabilities of these young people to HIV infection.
Palavras-chave: Educação Básica
Método Científico
Epidemiologia
HIV
AIDS
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: FERREIRA, Afonso Flávio Borges. Iniciação científica no ensino médio com abordagem na aprendizagem sobre HIV / AIDS. 2020. 139 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/347
Data de defesa: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo4,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha Catalográfica.pdf378,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.