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Tipo do documento: Dissertação
Título: As infecções sexualmente transmissíveis - IST: uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa para alunos do ensino médio
Autor: Macedo, Kleber de Oliveira
Primeiro orientador: Lima, Francisca Lúcia de
Primeiro membro da banca: Shinya, Thais Yumi
Segundo membro da banca: Saleh, Emília Ordones Lemos
Resumo: A sexualidade é algo inerente, saudável e desejável na vida do ser humano, porém, é necessário ter cuidados quanto à sua prática. Os jovens e adolescentes iniciam a vida sexual cada vez mais cedo, e, muitas vezes, sem usar preservativos. Além do risco de gravidez precoce, há o de contrair uma Infecção sexualmente transmissível (IST), cujo o número de casos é crescente entre os jovens e adolescentes. Cabendo a escola a buscar meios para tentar modificar essa realidade. OBJETIVO: Desenvolver e discutir as possíveis contribuições no processo de ensino-aprendizagem de uma proposta de sequência didática sobre o tema infecções sexualmente transmissíveis, dando ênfase à prevenção e à promoção da saúde, através de abordagem investigativa vinculada às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). METODOLOGIA: Na realização da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa, com um grupo amostral de 39 estudantes, com faixa etária de 16 - 21 anos, da 3ª série do Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual do Piauí de Ensino Regular, no ano de 2020. O grupo amostral foi dividido em dois grupos, o grupo I (G1) e o grupo II (G2), com 19 e 20 alunos, respectivamente. Utilizando uma sequência didática, com abordagem investigativa, vinculada ao uso das TDIC, esse trabalho se dividiu em 4 etapas, compreendendo 8 aulas. Sendo que o G2 participou de todas as etapas, enquanto que o G1, apenas das etapas 1, 3 e 4, e que devido a pandemia da COVID-19 todo o processo foi executado com o auxílio das TDIC. Assim, as 4 etapas são: I – a aplicação da atividade diagnóstica e da questão-problema; II – Discussões e diálogos sobre a temática. III – Realização das videoaulas; IV – Aplicação do questionário final e apresentação do produto final. RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram melhorias no desempenho, com o G2 apresentando valores mais significativos do que o G1. Em relação a abordagem investigativa, os alunos apresentaram satisfatórios sobre o processo de ensino-aprendizagem sobre a temática, demonstrando o desenvolvimento de sua autonomia e protagonismo, buscando formas de incentivar a adoção de hábitos preventivos contra as IST, possibilitando uma reflexão sobre o possível uso da sequência didática, bem como seus alcances, limitações e importância no processo educativo.
Abstract: Sexuality is inherent, healthy and desirable in human life, however, it is necessary to be careful about its practice. Young people and adolescents start their sexual life at an earlier age, and often without using condoms. In addition to the risk of early pregnancy, there is the possibility of contracting a sexually transmitted infection (STI), whose number of cases is increasing among young people and adolescents. It is up to the school to look for ways to try to change this reality. OBJECTIVE: To develop and discuss the possible contributions to the teaching-learning process of a didactic sequence proposal on the topic of sexually transmitted infections, emphasizing prevention and health promotion, through an investigative approach linked to digital information and communication technologies (TDIC). METHODOLOGY: In conducting the research, a qualitative and quantitative approach was used, with a sample group of 39 students, aged 16 - 21 years, from the 3rd grade of High School, from a Piauí State School of Regular Education, in the year 2020. The sample group was divided into two groups, group I (G1) and group II (G2), with 19 and 20 students, respectively. Using a didactic sequence, with an investigative approach, linked to the use of TDIC, this work was divided into 4 stages, comprising 8 classes. Being that G2 participated in all stages, while G1, only in stages 1, 3 and 4, and due to the COVID-19 pandemic, the entire process was carried out with the help of TDIC. Thus, the 4 stages are: I - the application of the diagnostic activity and the problem-issue; II - Discussions and dialogues on the subject. III - Conducting video classes; IV - Application of the final questionnaire and presentation of the final product. RESULTS: Both groups showed improvements in performance, with G2 showing more significant values than G1. Regarding the investigative approach, the students presented satisfactory results on the teaching-learning process on the theme, demonstrating the development of their autonomy and protagonism, looking for ways to encourage the adoption of preventive habits against STIs, allowing a reflection on the possible use the didactic sequence, as well as its scope, limitations and importance in the educational process.
Palavras-chave: Educação para saúde
Ensino de biologia
TDIC
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: MACEDO, Kleber de Oliveira. As infecções sexualmente transmissíveis - IST: uma proposta de sequência didática com abordagem investigativa para alunos do ensino médio. 2021. 118 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/349
Data de defesa: 30-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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