???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/350
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental e aspectos socioambientais no espaço escolar da Comunidade Brejo de São Félix em Parnarama-MA |
Autor: | Chaves, Domingos Carvalho |
Primeiro orientador: | Batista, Maria Gardênia Sousa |
Primeiro membro da banca: | Batista, Maria Gardênia Sousa |
Segundo membro da banca: | Alves, Wellington dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Soares, Rafael Diego Barbosa |
Resumo: | Os problemas ambientais existentes precisam ser trabalhados e discutidos com toda a sociedade, principalmente nas escolas, pois crianças e adolescentes bem informados serão adultos mais preocupados com o meio ambiente. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir temáticas relacionadas à Educação Ambiental e aspectos socioambientais a fim de se implementar ações visando minimizar efeitos de impactos socioambientais na conservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida entre estudantes do ensino médio de uma escola da comunidade de Brejo São Felix no município de Parnarama – MA. Como objetivos específicos, temos: construir e aplicar uma sequência didática com metodologias variadas dentro da temática Educação Ambiental e aspectos socioambientais na Comunidade Brejo São Felix no município de Parnarama-Ma; identificar as características geográficas e ambientais, destacando a importância da preservação e conservação da biodiversidade local; e discutir os impactos socioambientais e os desafios quanto à Educação Ambiental. Para a concretização desses objetivos foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, com a aplicação de uma entrevista não estruturada, levantamento fotográfico, e filmagem do evento socioeducativo promovido durante a primeira etapa da pesquisa, a partir dos quais se elaborou uma sequência didática e um documentário. Em conclusão, a pesquisa mostrou que há dificuldades e desafios quanto à Educação Ambiental, e faz-se necessária a articulação de ações educativas, condições adequadas, capacitações aos educadores, com auxilio do governo e em conjunto com a comunidade, de maneira que possibilite a conscientização dos alunos e desenvolva sua criticidade, gerando novos conceitos e valores sobre as questões ambientais, contribuindo para a preservação, especialmente, dos aspectos socioambientais. O principal resultado foi a tomada de consciência da necessidade de preservar a biodiversidade local e as potencialidades na conservação do seu modo de vida, privilegiando os saberes da comunidade local conjuntamente com o conhecimento científico. |
Abstract: | Existing environmental problems need to be addressed and discussed with the whole of society, especially in schools, as well-informed children and adolescents will be adults more concerned with the environment. Thus, this research has the general objective of discussing themes related to Environmental Education and socioenvironmental aspects in order to implement actions aimed at minimizing the effects of socioenvironmental impacts on the conservation of the environment and improving the quality of life among high school students at a school from Brejo São Felix community in Parnarama - MA. As specific objectives, we have: to build and apply a didactic sequence with varied methodologies within the Environmental Education and socio-environmental aspects in the Brejo São Felix Community in the municipality of Parnarama-Ma; identify geographical and environmental characteristics, highlighting the importance of preserving and conserving local biodiversity; and discuss socio-environmental impacts and challenges regarding Environmental Education. To achieve these objectives, the qualitative research method was used, with the application of informal conversations, photographic survey, and filming of the socio-educational event promoted during the first stage of the research, from which a didactic sequence and a documentary were elaborated. . In conclusion, the research showed that there are difficulties and challenges regarding Environmental Education, and it is necessary to articulate educational actions, adequate conditions, training for educators, with the assistance of the government and together with the community, in a way that allows students' awareness and develop their criticality, generating new concepts and values on environmental issues, contributing to the preservation, especially, of socioenvironmental aspects. The main result was the awareness of the need to preserve local biodiversity and the potential for conserving his way of life, privileging the knowledge of the local community together with scientific knowledge. |
Palavras-chave: | Meio Ambiente Comunidade Sequência Didática Parnarama-MA |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências da Natureza |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Citação: | CHAVES, Domingos Carvalho. Educação ambiental e aspectos socioambientais no espaço escolar da Comunidade Brejo de São Félix em Parnarama-MA. 2020. 103 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/350 |
Data de defesa: | 23-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 3,54 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Termo de Publicação.pdf | 905,28 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.